Curso Técnico em Comércio

Coordenadora

Coordenador:
Barbara Morais da Costa de Souza
Portaria: n.º 131 de janeiro de 2021
D.O.U n.° 18, de janeiro de 2021

Informações

Tipo/Modalidade: Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, na modalidade Presencial

Eixo TecnológicoGestão e Negócios

Carga Horária: 3.080h

Turno: Integral

Oferta: 35 vagas

Regime letivo: Anual

Duração do curso: 3 anos

E-mail: cctc.cbvzo@ifrr.edu.br
Telefone e Whatsapp:
(95) 3194-2715

Objetivo Geral

Formar profissionais com habilidades e competências para atender às demandas do segmento do Comércio, com capacidades para o exercício da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, incluindo formação ética, social, cultural, humanística e integral, bem como o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Objetivos Específico

  • Integrar a formação geral com o ensino profissionalizante;
  • Desenvolver a capacidade de leitura, de articulação e de interpretação de símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações.
  • Refletir sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
  • Desenvolver atividades de planejamento e de supervisão nos setores de atuação.
  • Conhecer e aplicar as diretrizes organizacionais, visando à competitividade no mercado.
  • Planejar e executar projetos de viabilidade econômica.
  • Fazer uso adequado de recursos tecnológicos aplicados às atividades comerciais.
  • Ter atitude ética no trabalho e no convívio social.
  • Ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade e capacidade para o trabalho em equipe, para o exercício da liderança e para o empreendimento.

Requisitos de Acesso

O ingresso ao curso é feito através de classificação em processo seletivo para estudantes egressos do ensino fundamental ou transferência escolar destinada aos estudantes oriundos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Integral de instituições similares.

O Processo Seletivo é divulgado por meio de edital específico publicado sob a responsabilidade da comissão nomeada pela Direção Geral do campus Boa Vista Zona Oeste - CBVZO.

Perfil Profissional

O profissional Técnico em Comércio, após a conclusão do curso, estará apto a executar atividades comerciais, assim como deve conhecer e utilizar formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Este profissional também estará apto a: compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social; ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber; (...)

Mercado de trabalho

Os profissionais formados no Curso Técnico em Comércio poderão atuar no setor do Comércio ou em Instituições públicas e privadas.