Ação sensibiliza alunos do CAB sobre a Libras
Em comemoração aos 17 anos da Língua Brasileira de Sinais, que foi reconhecida oficialmente pela Lei 10.436, de 24 de agosto de 2002, a Coordenação de Extensão do Campus Avançado Bonfim realizou uma ação na última quarta-feira, 24, de sensibilização sobre a inclusão social da pessoa surda.
Na ação, mediada pela intérprete de Libras Jullyandry Coutinho, houve um diálogo com os alunos dos turnos vespertino e noturno do CAB sobre a luta da inclusão da pessoa surda. Também foi realizada a distribuição de marca-livro com o alfabeto em Libras.
Dois vídeos foram exibidos. O primeiro institucional, com a participação dos intérpretes do IFRR ensinando o alfabeto, e o segundo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com o nome “A vida em Libras – História do surdo”.
A Libras é uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico é de origem visual-motora. Ela tem uma estrutura gramatical específica com a finalidade de transmitir ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
O Dia Nacional da Libras representa uma conquista histórica para a comunidade surda. É nesse dia que várias instituições, associações, escolas, comunidades e líderes surdos se reúnem para discutir, relembrar suas conquistas e descrever novas metas. Todos os outros recursos de comunicação, como imagens, desenhos, símbolos, músicas e gestos, fazem parte da linguagem não verbal. Assim, o aluno surdo se utiliza de uma linguagem gesto-visual para interagir com outras pessoas.