Comissão Interna de Saúde do Campus Amajari organiza aula de yoga pelo Meet

por Rebeca publicado 07/05/2020 15h03, última modificação 07/05/2020 15h03

Mais uma ação da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp) do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima está agendada, desta vez para esta sexta-feira, 8, das 9h às 10h. Será ministrada, pelo Google Meet, uma aula de yoga por Luciana Barros, professora de cursos técnicos e do superior da unidade.

Em tempo de pandemia do novo coronavírus, que causou o fechamento do comércio, o distanciamento social e a realização de trabalho remoto, os sentimentos de ansiedade e de estresse parecem estar mais presentes. Controlar o corpo e a mente de forma interligada é um dos objetivos da prática do yoga.

De acordo com Luciana, os exercícios ajudam no controle do estresse, da ansiedade e das dores no corpo e na coluna, além de melhorarem o equilíbrio e promoverem a sensação de bem-estar. Podem ser praticados por adultos, idosos e crianças. Ela cita estudos que comprovam benefícios como melhora da saúde, diminuição de dores em geral e até prevenção de doenças.

A orientação para essa aula é que a pessoa esteja com roupa leve que permita movimentos amplos, sem prender nenhuma parte do corpo, e disponha de um colchonete ou uma toalha felpuda (para, quando for fazer movimentos, não machucar os joelhos) e de uma cadeira firme, com encosto. “A prática do yoga, como prática milenar, ajuda a manter o controle dos pensamentos, a harmonia entre mente e corpo, entre outros benefícios”, disse Luciana.

A aula será transmitida pelo Google Meet, aplicativo de videoconferência do Google disponível para Android e iPhone (iOS). Segundo site especializado em tecnologias, o aplicativo permite fazer videochamadas com até 100 pessoas e fornece ferramentas como compartilhamento de tela e legendas instantâneas.

Rebeca Lopes
Foto: Arquivo pessoal