NOSSOS AUTORES – Professores e acadêmicos promovem Roraima por meio do turismo

por Virginia publicado 11/07/2019 17h55, última modificação 22/07/2019 20h57
Ambas as obras apresentadas na matéria mostram o resultado de pesquisas de alunos e professores do Campus Boa Vista

Na quarta reportagem da série Nossos Autores, apresentamos a obra “El SIG a servicio de la planficación y gestión comunitaria del turismo – El caso de la Sierra de Tepequem”, de autoria da professora Leila Márcia Ghedin.

A obra constitui-se em um recorte da dissertação do mestrado da professora concluído em 2006 pelo Programa de Pós-Graduação em Planificacion integral para el desarrollo del turismo de la Universidad del Zulia, e apresenta um Plano de Gestão Comunitária do Turismo para a Região da Serra do Tepequém, elaborado a partir do Sistema de Informações Geográficas Aplicadas ao Turismo (SIG tour).

De acordo com a professora Leila, a elaboração do plano contou com um minucioso trabalho técnico e apoio da comunidade. “Primeiramente foi feito o diagnóstico e, a partir dele, atualizado o inventário, tudo com a ajuda dos moradores. Ao final, esse plano foi entregue para a comunidade, que, desde então, vem realizando várias ações que fazem parte do plano: eventos, instalações de pousadas, organização das atividades de recepção, entre outras. Hoje, percebe-se que há uma dinâmica mais individualizada, pois os empresários do ramo de turismo se instalam e implementam suas atividades de forma isolada, mas, na época, com as 72 famílias que viviam na localidade, os lucros com as atividades turísticas eram divididos entre todos”, disse.

A região do Tepequém, conhecida como um dos maiores destinos turísticos de Roraima, constitui-se num verdadeiro laboratório natural para pesquisas e estudos de campo dos alunos e dos professores do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).

E-book – O primeiro e-book publicado por professores e alunos do CBV também apresenta os resultados de pesquisas na área do turismo em Roraima. O livro Destino Roraima: olhares sobre a gestão do turismo foi lançado em dezembro de 2018 e traz diversos artigos produzidos a partir de trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis, ofertada entre 2015 e 2017.

A obra foi organizada pelas professoras Leila Márcia Ghedin, Leila de Sena Cavalcante, Luciana de Souza Vitório e Roseli Bernardo da Silva Santos, e está dividida em três grandes temáticas: planejamento e gestão do destino; gestão de empreendimentos; e turismo e educação. “A contribuição dessa obra para a sociedade é que ela apresenta um pouco de cada dimensão do turismo, ou seja, do planejamento, da gestão, do marketing e da educação. E a proposta foi justamente essa, de promover o turismo enquanto área multidisciplinar, pois essa atividade não poderá ser implementada de forma isolada, mas vai apoiar as outras áreas e ser apoiada por elas. Então, a obra apresenta uma visão ampla do que ocorre no turismo em Roraima”, afirmou Leila.

O livro está disponível para download  no endereço http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/e-book-destino-roraima

CCS/Campus Boa Vista
11/7/19