Estudantes do Instituto Federal de Roraima apresentam soluções tecnológicas para educação brasileira

por anderson.caldas — publicado 10/06/2015 18h25, última modificação 11/06/2015 14h45
Durante esta quarta-feira (10), estudantes do Curso Técnico em Informática do Câmpus Boa Vista Centro/IFRR realizam a segunda edição do projeto Doutores da Informática. O evento é aberto ao público e objetiva simplificar a linguagem técnica computacional, aproximando escola e comunidade.

Este ano, o tema escolhido pelo projeto é a educação brasileira. Nesse sentido, os alunos propõem soluções aos entraves que envolvem educação e tecnologia, levando em consideração para isso o Termo de Acordo e Metas assinado entre os Institutos Federais e o MEC. Além disso, os alunos discutem, por meio da tecnologia, a problemática da evasão escolar, a formação de professores e a educação a distância.

Para o professor responsável pelo projeto, Vinícius Tocantins, a ação é de extensão e, por isso, tem como público-alvo a comunidade. “A nossa profissão é muito fechada aos tópicos tecnológicos, e o projeto Doutores da Informática é uma forma de explicar para a sociedade assuntos mais complexos dessa área. Portanto, essa iniciativa é uma forma de os alunos se envolverem com os problemas da atualidade,  com as metas do Instituto e simplificarem a linguagem tecnológica para a população”, relata Tocantins.

O estudante André Brito participa do evento e aprova a iniciativa do projeto. “O nosso intuito é informar que a tecnologia está muito presente no nosso dia a dia. Por isso, profissionais que não estão preparados e não têm conhecimento das novas tecnologias estão fora do mercado de trabalho”, diz o estudante.