AÇÃO SOCIAL – Servidores entregam cestas básicas às famílias de estudantes em vulnerabilidade social

por Virginia publicado 09/04/2020 19h40, última modificação 09/04/2020 19h40
Nesta primeira etapa da campanha foram arrecadadas 50 cestas básicas. Na segunda etapa mais 50 famílias de estudantes serão beneficiadas.

Não é de hoje que servidores do Instituto federal de Roraima (IFRR) desenvolvem e participam de ações sociais. Em razão da crise provocada pelo coronavírus, vários tiveram a iniciativa de promover ações para amenizar o caos social decorrente da pandemia. Uma dessas ações é a arrecadação de alimentos para alunos em situação de vulnerabilidade social. Os gêneros começaram a ser entregues na tarde desta quarta-feira, 8, pelos servidores que aderiram à campanha.

A campanha –  Por causa da propagação do coronavírus em todo o País e com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que culminou na suspensão do calendário acadêmico, a Coordenação de Assistência Estudantil (Caes) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima também suspendeu o calendário dos programas de assistência estudantil do CBV, previsto no Edital 01/PROEN/CBV/2020. Essa suspensão afetou os estudantes beneficiados pelo edital, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social, motivando a realização de uma ação social para a arrecadação de cestas básicas a serem doadas às famílias desses alunos.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a ação tem um valor inestimável. “Além de beneficiar nossos estudantes, permite reforçar o enorme coração que têm os servidores do IFRR. Gestos de solidariedade e empatia por parte de todos são, sem dúvida, a certeza de que somos seres humanos” de verdade, disse.

Para o servidor Carlos Felipe Carneiro, essas ações de solidariedade que os servidores vêm realizando promovem a reflexão acerca dos problemas sociais. “Essa é uma ação muito bonita e me faz sentir tão bem em poder ajudar essas pessoas que realmente precisam, ainda mais neste momento da crise por conta do coronavírus e de isolamento social. Fico muito grato em ver nos olhos das pessoas a felicidade por estarmos ali ajudando”, completou.

De acordo com o professor Emílio Luiz Faria Rodrigues, era visível a satisfação dos alunos e dos familiares ao receberem as doações. “Para algumas das famílias dos nossos alunos, aquele seria o único alimento que teriam naquele dia e no decorrer da semana. Então, acredito que nossa missão, como pessoas que representam esta grande instituição de ensino, esteja sendo cumprida. Ao visitá-los, pudemos perceber como é a realidade de cada um, e até mesmo entender melhor o comportamento deles em sala de aula, quando chegam sem tomar café, por exemplo. Então, fica claro que eles têm muita força de vontade diante das dificuldades. Ficamos gratos ao ver a satisfação deles, inclusive dos pais, e isso nos dá muita alegria em poder ajudar”, relatou.

CCS/Campus Boa Vista
9/4/20