Três candidatos ao Governo de Roraima comparecem à sabatina

por Sofia Lampert publicado 02/10/2018 22h03, última modificação 02/10/2018 22h03

A II Sabatina com os Candidatos ao Governo do Estado de Roraima, organizada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), ocorrida na noite desta segunda-feira, dia 1.º, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), contou com a participação de três dos cinco candidatos ao governo nas Eleições 2018. As assessorias da candidata Suely Campos (PP) e de Antônio Denarium (PSL) justificaram a ausência alegando outros compromissos de agenda.

Cinco eixos temáticos nortearam as perguntas, estruturadas pelos professores interlocutores com base nas sugestões da comunidade enviadas por enquete eletrônica. Com isso, os candidatos responderam a questões sobre saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento regional e segurança pública.

O auditório estava lotado de acadêmicos, populares, professores e correligionários dos três candidatos. O primeiro a ser sabatinado foi Fábio Almeida (PSOL), seguido de Telmário Mota (PDT) e de José de Anchieta (PSDB). Cada sabatinado respondeu a uma pergunta sobre cada eixo temático, sorteada n hora pelos professores interlocutores de cada tema. Ao final, os candidatos tiveram 90 segundos para as considerações finais.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a parceria entre as duas instituições federais é muito importante, principalmente por ser uma oportunidade de a comunidade acadêmica interagir, conhecer as propostas dos candidatos e saber o que eles estão pensando sobre políticas educacionais, gestão, desenvolvimento regional, que é a principal preocupação do IFRR.

Sobre a realização do evento, Sandra Mara disse que inicialmente o instituto foi convidado pela UFRR, que impôs uma condição: só realizar a sabatina se o IFRR participasse. “E aí nossas assessorias de comunicação, professores e servidores se uniram para organizar e tornar possível a realização deste evento. Nós nos sentimos muito honrados em participar deste momento importante. É uma oportunidade que todos estamos tendo para o exercício da nossa cidadania. Aproveitemos, reflitamos, para dar a nossa contribuição por meio do voto”, disse a reitora durante a abertura.

O reitor da UFRR, Jeferson Fernandes, destacou, também na abertura, que a instituição é pioneira no ensino superior público e gratuito em Roraima e que, pelo segundo pleito eleitoral, vem promovendo a sabatina. “Completamos 29 anos. Já formamos várias gerações de profissionais que foram colocados à disposição do estado. Portanto, nós, neste momento, com esta sabatina, queremos, como instituição pública, dar mais uma contribuição à população, principalmente à comunidade acadêmica, para que tenha conhecimento das propostas dos candidatos”, declarou.

CANDIDATOS – A sabatina foi bem avaliada por participantes e pelos candidatos. Para Fábio Almeida, egresso das duas instituições organizadoras, o evento permite ao cidadão e cidadã roraimenses avaliar bem seu voto no próximo dia 7 de outubro. “Esses espaços são importantes e precisam se multiplicar. O IFRR e a UFRR estão de parabéns por promoverem a segunda sabatina entre candidatos ao Governo de Roraima. E ela vai se consolidar como um dos principais espaços políticos das decisões eleitorais do estado”, afirmou.

Na avaliação de Telmário Mota, a sabatina demonstra a preocupação e a responsabilidade de duas instituições públicas de ensino em contribuir para o processo democrático. “Isso fortalece a democracia. Estão de parabéns pela iniciativa da sabatina. Espero que as outras universidades, públicas e privadas, e os meios de comunicação usem como modelo e façam isso nas próximas eleições”, disse.

Quem também parabenizou a iniciativa foi o candidato José de Anchieta. “Parabenizo as duas instituições pela grande ideia e pela oportunidade dada aos cinco candidatos ao governo do estado de participar de uma sabatina com um grupo tão seleto. Então, a nossa presença aqui significa o respeito que temos com a academia e também uma oportunidade de mostrar, com muita clareza, nossas propostas”, frisou.

 

 Comunidade acadêmica avalia sabatina

 

Com o auditório de 1.114 lugares, quase todos ocupados, o Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) foi o palco escolhido para a II Sabatina com os Candidatos ao Governo de Roraima, organizada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), ocorrida na noite desta segunda-feira, 1.º de outubro. O evento foi classificado pelos participantes como oportunidade para conhecer melhor as propostas dos candidatos.

Para a assistente social do Campus Amajari do IFRR, Marta Silva, a divisão dos eixos temáticos escolhidos deu uma visão geral de como será o governo de cada um dos candidatos que compareceram. Ela argumentou que, como o tempo de propaganda eleitoral é desproporcional entre os candidatos, a sabatina garante igualdade de tempo. “Para mim, essa sabatina é uma democratização das propostas dos candidatos ao governo”, disse.

Outro ponto citado pela assistente social foi expandir a iniciativa para além da Capital. “Seria interessante, além de fazer na Capital, interiorizar. Aí, as pessoas do campo e as comunidades indígenas, que representam um percentual muito grande da nossa população, teriam acesso a esse mesmo debate, e, assim, poderiam avaliar, de forma mais panorâmica, todas as propostas que estão sendo colocadas aqui”, sugeriu Marta.

O professor de Geologia da UFRR Stélio Tavares disse que a iniciativa é bastante positiva, pois proporciona o esclarecimento da proposta que cada candidato tem para cada um dos eixos temáticos. “Os temas foram bem selecionados, deu para dar uma visão panorâmica das propostas de cada candidato que aqui compareceu. Faz-se uma análise comparativa entre as respostas dadas a cada um dos temas e ajuda bastante na escolha do candidato”, comentou.

Quem compartilha do mesmo pensamento é o acadêmico de Geografia da UFRR Paulo César Cardoso. “A iniciativa é legal em colocar os candidatos mais próximos dos eleitores para mostrarem suas propostas. Dá para o eleitor ter uma noção do que ele (candidato) pretende fazer em cada área. Diferente dos horários políticos, que eles usam mais para atacar os adversários do que para mostrar o que realmente pretendem fazer”, avaliou o estudante. 

 

Cinco professores intermediaram as perguntas dos eixos temáticos da sabatina

 

 A II Sabatina com os Candidatos ao Governo de Roraima, organizada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), ocorrida nesta segunda-feira, 1º de outubro, teve a participação de cinco professores convidados, que ficaram responsáveis em sortear, na hora, e fazer as perguntas para os candidatos. Eles são servidores das duas instituições envolvidas e especialistas nos eixos temáticos debatidos.

No eixo temático Saúde, estava o professor Antonio Carlos Sansevero Martins, do curso de Medicina da UFRR. Ele é doutor em Saúde Materno-Infantil e desenvolve suas atividades em Cirurgia Pediátrica e Educação Médica, com enfoque em metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

No eixo Educação, estava o professor Guilherme da Silva Ramos, da área de História do IFRR/Campus Boa Vista. Ele é mestre em Ciências da Educação Superior e ministra História da Educação; Organização e Políticas para a Educação Básica; História da Espanha e da América Hispânica; e História da Escolarização no Brasil.

Na área de Gestão Pública, o interlocutor foi o professor Emerson Clayton Arantes, do curso de Administração da UFRR. Ele é mestre em Economia e leciona Administração da Informação e do Conhecimento, e Administração de Agronegócios.

O eixo Desenvolvimento Regional foi mediado pela professora Pierlângela Nascimento da Cunha, da área de Ciências Sociais do IFRR/Campus Amajari. Ela é mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Ministra as disciplinas de Ética e Cidadania; e História.

E o eixo Segurança Pública foi conduzido pelo professor Luiz Bruno Lisboa de Bragança Ferro, do curso de Direito da UFRR. Ele é mestre em Direito Econômico e Socioambiental e ministra as disciplinas Prática Penal e Ética Profissional Geral, além de coordenar o Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos do Instituto de Ciências Jurídicas da UFRR.

O professor Wilson Alves da Silva Filho, da área de Secretariado Executivo do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste, fez o cerimonial e a mediação do tempo. Ele é especialista em Educação Empreendedora e mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência para Inovação. O docente ministra os componentes curriculares Gestão de Qualidade e Empreendedorismo, além de participar de projeto de educação empreendedora.

 

Rebeca Lopes 
Fotos: Gildo Júnior e Erick Vieira
Ascom/Reitoria
2/10/2018

 

« Maio 2024 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1