Solicitação de certificado digital agora deve ser feita pelo Sigepe

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 27/11/2020 19h11, última modificação 27/11/2020 19h11
Nova forma de obter certificado é 100% on-line. Não serão mais utilizados tokens USB

A Diretoria de Administração da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR) informa que a solicitação de certificado digital, a partir de agora, será por meio do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), e não mais pelo token USB, considerando o contrato firmado entre a Reitoria do IFRR e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Para requerer o certificado digital, o servidor deve acessar o Sigepe e clicar na opção "Requerimentos Gerais", disponível na tela principal do sistema. Em seguida, deve seguir este caminho: “Solicitar” (na barra de tarefas) –> “Selecione outro tipo de requerimento” –> “Certificado Digital – Solicitação” e, no tipo de certificado digital, escolher a opção "NeoID" (serviço que foi contratado pelo IFRR)  –> Gerar Documento  –> verificar os dados apresentados e clicar em "Gravar" –> marcar o requerimento e "Assinar”. O Sigepe vai apresentar a mensagem de assinatura com sucesso no topo da página. O servidor deve marcar a opção para registrar a ciência na caixa de texto e, em seguida, clicar no botão "Enviar para análise". A solicitação criada será enviada para autorização, e o interessado receberá e-mail com dados do requerimento, que segue imediatamente para aprovação dos fiscais do contrato no IFRR.

É necessário que o servidor esteja com seu cadastro atualizado, em especial o e-mail, o número de telefone, e o nome do chefe imediato, pois a desatualização dos dados ocasionará impedimento para a emissão do certificado. Outras informações sobre a emissão do certificado digital podem ser obtidas na página do Serpro, no endereço https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/como-solicitar-certificado-digital-pelo-sigepe.

Com essa mudança, a diretora de Administração da Reitoria do IFRR, Lidyomara Barbosa, explica que não será mais necessário requisitar pelo Suap o token USB, uma vez que ele não será mais utilizado pela instituição. “Para aqueles servidores que estão com o token USB próximo de perder a validade, a nova solicitação de certificado já pode ser feita pelo Sigepe. Os demais devem aguardar o período de requerer novo certificado, para fazê-lo da forma digital”, disse.

Em caso de dúvida, o servidor pode encaminhar e-mail para o endereço dirad@ifrr.edu.br.

Laura Veras
27/11/2020