SETEMBRO AMARELO – Atendimento psicológico para servidores continua ativo no IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 02/09/2021 19h10, última modificação 02/09/2021 19h22
Com o início do mês de prevenção ao suicídio, Grupo de Trabalho de Acolhimento do IFRR reforça a disponibilização de atendimento psicológico no âmbito da instituição
SETEMBRO AMARELO – Atendimento psicológico para servidores continua ativo no IFRR

Um trabalho de acolhimento psicológico é disponibilizado, por meio de agendamento, a todos os servidores ativos e aposentados do IFRR, além de terceirizados

Aproveitando o mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, o Grupo de Trabalho de Acolhimento do Instituto Federal de Roraima (IFRR) está reforçando a disponibilização do serviço de atendimento psicológico a todos os servidores, sejam ativos, sejam aposentados, além de terceirizados.

 

O objetivo é ampliar o alcance de servidores que necessitem de espaços para expressão de sofrimentos, perdas repentinas e ansiedade, sobretudo neste contexto de pandemia causada pela Covid-19.

 

Além disso, o atendimento visa orientar sobre as estratégias de manejo do estresse e da ansiedade, reduzindo os agravos psíquicos e promovendo saúde e bem-estar subjetivo; oferecer psicoeducação nos casos de sofrimentos e outros agravos psíquicos e, quando necessário, orientar o encaminhamento para atendimento especializado externo à instituição.

 

A psicóloga e servidora do IFRR Amanda Lima destaca a importância das redes de apoio psicológico, sobretudo nessa vivência relacionada à questão do suicídio, o que pode favorecer o sentimento de pertencimento e acolhimento.

 

“Autores da área de psicologia apontam para o fato de que a identificação com outros que compartilham a mesma dor pode fazer com que pessoas com ideações suicidas, aos poucos, retomem sua autoestima, reconhecendo que podem receber cuidados, ser amadas, queridas e estimadas, transformando esses atos em situações e sentimentos mútuos, uma rede social com compromissos mútuos”, explicou a psicóloga.

 

O acolhimento psicológico on-line é ofertado em três dias da semana: terça, quarta e quinta-feira. Os servidores interessados podem fazer o agendamento por meio de formulário eletrônico. Os dados preenchidos no formulário são sigilosos e apenas os profissionais da psicologia terão acesso a eles, sendo as fichas cadastrais uma exigência do conselho de classe – Conselho Regional de Psicologia (CRP).

 

SETEMBRO AMARELO –  A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo promover a valorização da vida, e, para contribuir, o Grupo de Trabalho de Acolhimento do IFRR está buscando intensificar as ações de acolhimento psicológico aos servidores da instituição.

Esse trabalho é um tipo de intervenção de cuidado para os servidores, podendo ser proporcionados de dois até três atendimentos continuados, com a finalidade da estabilização psíquica.

Segundo Amanda, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. “O principal objetivo do Setembro Amarelo é reduzir e prevenir o suicídio, abordando o tema de forma responsável e procurando entender os fatores que motivam as pessoas a decidirem pela finitude”, disse.

 

Ela destaca ainda que é importante estar atento aos sinais, por mais “bobos” que pareçam. “Mudanças no comportamento, apatia em diferentes situações, tristeza corriqueira são alguns dos sintomas mais comuns. É comum pensar que a pessoa que ameaça cometer suicídio não o cometa, que só está chamando a atenção. Realmente, a pessoa está, sim, tentando chamar a atenção para uma dor profunda. Muitas vezes, o alerta passa despercebido, e a pessoa com ideação suicida fica a um passo de consumar o ato. Situações em que aparentemente a pessoa não demonstra intenção suicida também não são incomuns. Estudiosos atribuem tal comportamento à ausência de controle de impulsos, muitas vezes atrelado ao abuso de drogas”, comentou.

 

Para os interessados em obter mais informações sobre o assunto, o IFRR publicou uma cartilha com dados e orientações sobre o suicídio, intitulada “Precisamos falar sobre o suicídio: orientação à população roraimense”. Para conferir, basta acessar https://www.ifrr.edu.br/setembroamarelo/cartilha-precisamos-falar-sobre-o-suicidio-orientacao-a-populacao-roraimense/view. E, para obter esclarecimentos ou mais detalhes sobre o atendimento, basta enviar e-mail para cqvss.dgp@ifrr.edu.br.

 

 

 

 

 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4