Reportagens sobre os 10 anos do IFRR podem concorrer a prêmio nacional

por Rebeca publicado 03/04/2018 20h10, última modificação 06/04/2018 11h42
O Prêmio Conif de Jornalismo é uma realização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Em 2018, os institutos federais comemoram 10 anos de criação e, como forma de incentivar a produção e a veiculação de matérias sobre o papel inovador desempenhado pelas instituições que compõem a rede, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou a primeira edição do Prêmio Conif de Jornalismo.

Para concorrer ao prêmio, é necessário atuar em veículos de comunicação com sede em território nacional. A edição contempla profissionais de televisão, impresso, rádio e internet. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 8 mil, sendo R$ 32 mil em premiações. As inscrições ficarão abertas de 2 de maio a 31 de dezembro de 2018. O regulamento está disponível em http://portal.conif.org.br/images/regulamento_pr%C3%AAmio_de_jornalismo.pdf.

O lançamento integra parte da agenda comemorativa da primeira década dos IFs. Em Roraima, a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias, designou uma comissão de servidores da Reitoria e dos cinco campi para organizar e articular a programação alusiva aos 10 anos, que será lançada oficialmente dia 4 de junho, pela manhã, na Reitoria.

Dos campi do IFRR, dois estão na Capital, o Boa Vista e o Boa Vista Zona Oeste. Os outros três estão no interior, estrategicamente localizados: Campus Amajari, no norte, próximo de Pacaraima, fronteira com a Venezuela; Campus Novo Paraíso, que atende ao sul e à saída para Manaus; e Bonfim, na parte leste, fronteira com a Guiana.

Os institutos federais foram criados pela Lei 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, as instituições promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

PRÊMIO – Conforme o regulamento, as reportagens deverão contribuir para qualificar o conhecimento público sobre o papel estratégico dos institutos federais, da Rede Federal e da educação profissional. As abordagens poderão incluir temas como os 10 anos dos institutos federais; o papel inclusivo, social e educacional dos institutos federais e da Rede Federal; os indicadores de qualidade da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil; as ações, os projetos inspiradores e as experiências exitosas em educação profissional e tecnológica desenvolvidos no Brasil e/ou em cooperação internacional; a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica e a extensão tecnológica; e a transferência de tecnologias à comunidade.

Além de incentivar a produção de notícias, o Conif pretende promover o reconhecimento dos profissionais da imprensa brasileira e o aperfeiçoamento da cobertura jornalística especializada. "O prêmio surge como um estímulo para a descoberta de pautas dentro do universo da educação profissional e tecnológica, mostrando que os IFs têm uma concepção inovadora própria", afirmou o integrante da Comissão Organizadora Vinícius Bazenga, assessor de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A assessora de Comunicação do Conif, Lena Marinho, ressalta que, como importantes elos entre as instituições e a sociedade, os profissionais da imprensa fazem parte desses 10 anos de história. "As instituições possuem canais de comunicação próprios, mas o relacionamento com a comunidade é reforçado pelos jornalistas que atuam na imprensa brasileira e transmitem informações de utilidade pública, os desafios e as conquista das instituições", disse.

 

Com informações do Portal Conif
Ascom/IFRR
3/4/18
« Dezembro 2024 »
month-12
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4