PARCERIA – IFRR fornece estrutura e docentes para programa de Residência Judicial do TJRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/10/2021 16h39, última modificação 20/10/2021 16h39
A pós-graduação, na modalidade lato sensu, ou seja, em nível de especialização, será executada no ambiente virtual do Campus Boa Vista

A gestão acadêmica do programa de Residência Judicial ficará a cargo do Campus Boa Vista, que deverá iniciar as aulas em janeiro de 2022 para os estudantes selecionados pelo TJRR

A equipe da Diretoria de Políticas de Extensão, Articulação e Parcerias do Instituto Federal de Roraima (IFRR) finalizou os preparativos para que a instituição passe a receber, a partir de janeiro de 2022, os alunos selecionados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para o curso de pós-graduação lato sensu em Residência Judicial, realizado em ambiente de Educação a Distância (EAD).

A ação faz parte da parceria firmada entre as duas instituições em setembro deste ano. Com isso, ficará a cargo dos profissionais do CBV a gestão acadêmica do curso, a organização e o gerenciamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além da assistência técnica aos professores e alunos do programa, entre outras obrigações.

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, essa é uma grande oportunidade não apenas de o instituto seguir exercendo a sua função social, mas também de socializar informações e experiências com servidores de uma instituição tão importante para o estado como o Tribunal de Justiça.

“É uma grande honra para nós do IFRR poder atender ao chamado do TJRR e contribuir para essa iniciativa, que deverá resultar na melhor qualificação de profissionais que deverão atuar no sistema judicial de Roraima”, comentou Nilra Jane, destacando ainda que um dos propósitos da atual gestão é levar as ações do IFRR para além dos muros da instituição, sendo essa uma importante oportunidade de compartilhar mais ações e ampliar o atendimento à sociedade.

O tribunal segue,  até o próximo dia 29, com o recebimento das inscrições dos interessados e, posteriormente, com o andamento de todo o processo seletivo, previsto para ser encerrado no dia 10 de dezembro.

O programa oferece 40 vagas e podem participar do processo seletivo bacharéis em Direito. Os interessados devem acessar o link https://npi.tjrr.jus.br/ava para efetuar a inscrição.

Com a homologação da lista de aprovados, começa o período de matrículas no IFRR. A responsável pela execução das próximas etapas, que envolvem o recebimento de matrículas (13 a 16 de dezembro), a Residência 1 (Estudos Preparatórios) e a certificação, será a equipe do Departamento de Educação a Distância (Dead) do CBV, que fornecerá toda a estrutura e organização para a realização das aulas programadas para a pós-graduação.

Ao todo, serão ministradas 400 horas de aulas aulas teóricas de disciplinas gerais e judiciais, por meio de métodos ativos voltados para conteúdo de caráter profissionalizante e fundamental, visando inserir o aluno no domínio dos temas estruturantes da Residência Judicial.

« Março 2024 »