IFRR promove encontros on-line sobre ciência e tecnologia

por Laura publicado 23/02/2021 12h36, última modificação 23/02/2021 12h36
Inscrições são gratuitas e estão abertas à comunidade em geral. Iniciativa vai reunir pesquisadores de Roraima, do Pará e do Paraná em palestras, oficina e rodas de conversa, de 2 a 4 de março

De 2 a 4 de março, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove, para a comunidade em geral, uma série de encontros on-line na área da pesquisa: o II Encontro de Iniciação Científica (Enic), o II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enidti) e o III Encontro de Pesquisadores do IFRR. A transmissão será pelo canal do IFRR no Youtube, no endereço www.youtube.com/ifrroficial.

O evento é gratuito, e as inscrições ocorrem até o dia 4 de março, por meio do link https://www.even3.com.br/pesquisaIFRR2021. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do IFRR e da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp) do Campus Boa Vista (CBV) da instituição, e contará com a participação de pesquisadores de Roraima, do Pará e do Paraná em palestras, oficina e rodas de conversa.

No primeiro dia de evento, além da palestra de abertura, “Os desafios da pesquisa na Amazônia no contexto de pandemia”, às 17h40, com a professora Ana Paula Palheta Santana, do Instituto Federal do Pará (IFPA), haverá o lançamento de uma playlist, que ficará disponível no canal do IFRR no YouTube, contendo as apresentações dos trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq), de agosto de 2019 a julho de 2020.

De acordo com o diretor da Agência de Inovação do IFRR e membro da comissão organizadora dos encontros, professor Amarildo Ferreira Júnior, a realização dos três eventos de forma concomitante permitirá o compartilhamento e o conhecimento de experiências de pesquisa e inovação desde seus estágios iniciais até propostas que já tenham certa maturidade e consistência no processo formativo de um pesquisador, com destaque para os desafios e as contribuições que cada uma dessas etapas proporciona.

“Além de conhecerem os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por nossos estudantes nos programas de iniciação científica e tecnológica, os participantes terão acesso a reflexões sobre os desafios de se fazer pesquisa na Amazônia, sobretudo no contexto sanitário pelo qual estamos passando; terão oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o processo de submissão de pesquisas ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, que é outra temática de enorme relevância científica; e poderão ter contato com experiências de pesquisadoras que também passaram por programas de pesquisa semelhantes aos anteriormente citados e que estão atualmente desenvolvendo diferentes tipos de atividades de investigação”, comentou o professor.

OS EVENTOS – Tanto o II Enic quanto o II Enidti são um espaço de divulgação e socialização das atividades de pesquisa desenvolvidas, de agosto de 2019 a julho de 2020, por bolsistas de iniciação científica do Pibic/CNPq e do Pibiti/CNPq, e por professores/pesquisadores do IFRR.  Ao fim dos encontros, os trabalhos apresentados vão compor um caderno de resumos, que ficará disponível no portal institucional.

Já o III Encontro de Pesquisadores busca promover e ampliar as oportunidades de divulgação das atividades de pesquisa e de estudos avançados dos estudantes e dos servidores do IFRR inseridos em grupos de pesquisa institucional.

Confira abaixo a programação completa:

Laura Veras
23/2/2021