GP INOVAÇÃO – Abertas as inscrições para projetos de grupos de pesquisa do IFRR poderem receber apoio de R$ 25 mil

por Laura publicado 01/10/2020 14h44, última modificação 01/10/2020 14h44
Inscrições ocorrem até 16 de outubro, via Suap. Serão selecionados quatro projetos

Nesta quinta-feira, dia 1º, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Agência de Inovação (Agif), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), inicia as inscrições referentes ao Edital 01/2020/GP Inovação, que vai selecionar quatro propostas de projetos dos grupos de pesquisa (GPs) da instituição. As inscrições ocorrem até o dia 16 de outubro. Acesse aqui o edital.

Os projetos selecionados vão receber auxílio financeiro de R$ 25 mil cada um, totalizando R$ 100 mil de investimentos para inovação. Os líderes dos grupos devem submeter as propostas exclusivamente pelo Sistema Único da Administração Pública (Suap). No menu lateral esquerdo, o interessado deve clicar em "Pesquisa – Projetos – Submeter Projetos". Será aceita apenas uma proposta por líder de GP.

De acordo com o edital, a proposta a ser submetida deve ter como foco o olhar científico e a geração de novas tecnologias para a resolução de problemas da sociedade. Para sua elaboração, podem ser utilizados os dados disponíveis no Banco de Problemas, uma ação vinculada ao Comitê de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus (CCEC). O banco foi criado em março de 2020, por meio do Grupo de Trabalho de Tecnologia.

Esse grupo aplicou um questionário eletrônico ao público interno e externo do IFRR para entender melhor os impactos causados pela pandemia no contexto econômico e social. Daí surgiu o Banco de Problemas, cujo objetivo é gerar subsídio para que os projetos de pesquisa, extensão e inovação do IFRR sejam mais eficientes quanto às reais necessidades da comunidade para o enfrentamento à Covid-19.

O diferencial do edital de 2020 é a possibilidade de os GPS desenvolverem projetos com foco na inovação e, ao mesmo tempo, no enfrentamento da pandemia, com possibilidade de utilizarem o resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho e Tecnologia. A proposta é que os GPs selecionem um dos quase 20 itens disponíveis no banco, que mapeou os problemas reais causados pela Covid-19 ao público interno do IFRR, aos órgãos públicos, às empresas e à sociedade civil organizada.

A divulgação do resultado preliminar ocorre no dia 30 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no edital da seleção ou pelo e-mail agif@ifrr.edu.br.

 

Ascom/Reitoria
Com informações da Agif
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