CONSUP – Novos conselheiros tomam posse para dois anos de mandato

por Laura publicado 05/06/2017 21h47, última modificação 05/06/2017 21h47
Os novos conselheiros, titulares e suplentes, terão mandato de dois anos. Eles são representantes dos segmentos docente, técnico administrativo, discente e egresso do instituto

Na tarde desta segunda-feira, dia 5, durante a 50ª reunião ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Roraima (Consup-IFRR), órgão máximo da instituição, de caráter consultivo e deliberativo, tomaram posse os novos conselheiros escolhidos no último mês pelos segmentos docente, técnico administrativo, discente e egresso do instituto.

A presidente do conselho e reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, ao abrir a reunião, salientou a relevância do ingresso dos novos membros, considerando o papel do Consup. “Essa é uma experiência gratificante, afinal fazer parte do Conselho Superior se refere à construção da história institucional, pois o que for decidido aqui é para ser cumprido pelo IFRR”, disse.

Os novos conselheiros, titulares e suplentes, terão mandato de dois anos. É o caso da servidora Maria Eliana Santos, uma das titulares eleitas para representar os técnicos administrativos do IFRR. “Eu espero poder contribuir da melhor forma possível para atender às demandas apresentadas ao Consup. A meu ver, a participação dos técnicos administrativos é muito importante na instância superior da instituição”, contou.

Outro conselheiro empossado foi Diogo Pedrosa, um dos titulares eleitos para representar os alunos egressos do IFRR. Em uma breve apresentação ao colegiado, ele destacou que almeja contribuir, aprender e fazer história no conselho, colaborando com um trabalho que seja positivo para a instituição.

Além dos eleitos pelo processo de escolha ocorrido ao longo do mês de maio, foi empossado o membro titular representante da Eletrobrás Distribuição Roraima, Jefferson Mendes, que ocupará uma das vagas destinadas à sociedade civil. Representando o segmento, ainda estiveram presentes na reunião representantes do Senai-RR e da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).

O ex-reitor e membro vitalício do conselho Edvaldo Pereira da Silva e o ex-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima Emanuel Alves do Moura, que presidiu a comissão responsável pelo processo de escolha dos novos membros do Consup para o biênio 2017-2019, também se reuniram com o conselho.

Conforme a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Consup deve ser integrado pela reitora do IFRR, por representantes dos servidores (docentes e técnicos administrativos), dos discentes e dos egressos, além da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do instituto. Os ex-reitores da instituição são membros vitalícios do conselho, porém sem direito a voto.

Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares