Comissão trabalha na consolidação do Observatório do Mundo do Trabalho

por Laura publicado 07/06/2017 15h40, última modificação 07/06/2017 15h38
O espaço vai contribuir para articular e integrar o Instituto Federal de Roraima ao território onde está inserido e subsidiar o planejamento estratégico e operacional da instituição

Com a constituição de uma comissão permanente do Observatório do Mundo do Trabalho, o qual é de iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) deverá consolidar as atividades nesse espaço, que reunirá, entre outros aspectos, informações sobre o mundo do trabalho, a caracterização social, econômica e cultural, as vocações e as potencialidades locais.

No IFRR, a comissão é formada por servidores representantes da Reitoria e dos cinco campi da instituição, para garantir que os trabalhos estejam alinhados com as realidades das unidades da Capital e do interior. Esse observatório já é realidade em diversos institutos federais do Brasil e tem auxiliado a Rede Federal de Educação Profissional Cientifica e Tecnológica na formulação de políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão que atendam aos anseios e às particularidades regionais.

A presidente da comissão no instituto e economista do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Terezinha Filgueiras, explicou que, entre os objetivos da comissão, está a construção de indicadores para avaliação de desempenho da economia regional e do mundo do trabalho, o aprimoramento do entendimento sobre a influência desses indicadores com o intuito de perceber as tendências futuras do ensino no IFRR, a verificação dos aspectos sociais, efetuando pesquisas sobre os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, e a realização do monitoramento dos egressos do IFRR que estão no mercado de trabalho.

As informações levantadas pelo observatório deverão subsidiar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento em que se definem a missão da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. “Além dos estudos sobre o mundo do trabalho, haverá a publicação de boletins, que deverão nortear, por exemplo, as tomadas de decisão referentes à implantação de novos cursos, à extinção de alguns ou mesmo à atualização de seu currículo. Dessa forma, o Observatório do Mundo do Trabalho será relevante para nortear o planejamento estratégico e operacional da instituição”, salientou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRR, Diogo Saul.

 

Laura Veras
Ascom/Reitoria
7/6/2017
 
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4