MAPA DE RISCOS – Capacitação de membros das Cissps e da equipe multiprofissional terá último encontro

por Rebeca publicado 28/07/2020 20h15, última modificação 31/07/2020 12h28
O encontro virtual ocorre dia 3 de agosto, das 9h às 12h, para integrantes das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor e da Pass

No próximo dia 3 de agosto, por meio do Meet, integrantes da equipe multiprofissional da Política de Atenção à Saúde e Segurança (Pass) e das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor (Cissps) do Instituto Federal de Roraima participam do quinto e último dia de capacitação sobre o tema “Mapa de riscos”. O encontro será das 9h às 12h, em link a ser enviado aos participantes.

Os integrantes das equipes estão responsáveis pela elaboração do mapa risco de cada unidade (representação gráfica dos riscos existentes nos locais de trabalho) e do Plano de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais do IFRR. A capacitação iniciou-se em junho, com três encontros. No dia 27 de julho foi realizado o quarto, quando foram apresentados conceitos de mapa de riscos, bem como o formulário que será aplicado aos servidores.

A intenção é ter a percepção do servidor, em cada setor de todas as unidades, sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho em cinco modalidades: riscos físicos, riscos biológicos, riscos químicos, riscos ergonômicos e riscos de acidentes. O mapa é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores.

Conforme os responsáveis pela capacitação, a engenheira de Segurança do Trabalho Ednalda Pires, o enfermeiro Rafael Regis e a assistente de social Tatiana Sodré, é preciso fazer o levantamento de todas as informações necessárias para se estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na instituição.

Previsto em normativas da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (antigo Ministério do Trabalho Emprego), o mapa de risco é uma exigência em lei. “Todos os anos deve ser produzido com a participação dos servidores. Aqui no IFRR, as equipes das Cissps, com a assessoria da equipe multiprofissional, estão responsáveis pela elaboração do nosso primeiro documento, um passo importante dentro da política de saúde e segurança do servidor”, disse Tatiana.

Conforme o enfermeiro Rafael, ao ouvir o servidor, as Cissps poderão identificar as queixas mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, como tipos de acidente de trabalhos ocorridos, doenças profissionais diagnosticadas, causas mais frequentes de ausência ao trabalho. “Isso vai possibilitar sugerir à gestão medidas preventivas a serem tomadas”, afirmou.

A engenheira de Segurança do Trabalho do IFRR, Ednalda Pires, lembra que, depois de discutido e aprovado pelas Cissps, o mapa de riscos deverá será fixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso a servidores, alunos e público em geral. “É muito importante que cada servidor participe dando sua visão sobre os agentes de riscos que afetam a nossa saúde e segurança no ambiente de trabalho”, comentou.

ATIVIDADES

Para colocar em prática os aprendizados dos últimos quatro encontros, no dia 3 de agosto os participantes deverão ler o laudo ambiental do respectivo setor em que estão lotados (disponível no link https://reitoria.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/laudo-tecnico-ambiental-de-insalubridade-e-periculosidade-do-ifrr) para levar dúvidas e questionamentos; responder ao formulário do mapa de riscos; e fazer um esboço do mapa de riscos de cada setor.

Rebeca Lopes
28/7/2020