IFRR vai lançar três e-books resultados de trabalhos de especializações ofertadas por meio de Educação a Distância

por Rebeca publicado 23/09/2020 13h26, última modificação 23/09/2020 13h26
Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) fará as lives de lançamento dos e-books de três especializações ofertadas pelo Campus Boa Vista (CBV) por meio de Educação a Distância. Os encontros virtuais ocorrem às 15 horas, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube (youtube.com/ifrroficial).

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) fará as lives de lançamento dos e-books de três especializações ofertadas pelo Campus Boa Vista (CBV) por meio de Educação a Distância. Os encontros virtuais ocorrem às 15 horas, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube (youtube.com/ifrroficial).

Ao todo, são 41 trabalhos selecionados. Coordenado pelo setor de publicações do IFRR, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), os e-books são o resultado da parceria entre a Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) do IFRR e o Departamento de Educação a Distância (Dead) do CBV.

São 41 artigos de estudantes e professores orientadores das seguintes especializações em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Docência em Educação Física Escolar e Docência em Língua Espanhola. A seleção dos artigos ocorreu por meio dos Editais 07/2019 e 08/2019.

Cada publicação está sob a organização de uma comissão. Língua e Literatura Hispânica em Contexto Multicultural no Extremo Norte está com Cristiane Pereira de Oliveira e Ana Cláudia Luiz Borges Barros; Educação e a Influência da Práticas Didáticas no Processos de Aprendizagens, com Maria Betânia Gomes Grisi, Clarice Gonçalves Rodrigues Alves e Fernanda Zamborin; e Educação Física Escolar e as Práticas Integradoras, com Elisângela Silva da Costa, Emanuel Araújo Bezerra e Luciana Leandro Silva.

A diretora de Políticas de Educação a Distância, Betânia Grisi, disse que, apesar de a instituição já ter ofertado muitos cursos nessa modalidade, é a primeira vez que os resultados de estudos da EAD serão publicados em uma obra específica. Ela esclareceu que as publicações resultam do trabalho conjunto e da materialização do planejamento de toda uma equipe.

“A publicação dessas obras contribui para a percepção da importância das ações de ensino por meio da Educação a Distância, especialmente no  momento social que estamos vivenciando, em distanciamento social, em que levamos educação com a mesma qualidade do ensino presencial, mas sem comprometer a saúde dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo”, comentou Betânia.

Para o diretor do Dead do Campus Boa Vista, Tomas Armando del Pozo Hernandez, é uma satisfação ver a conclusão de mais uma etapa no processo de capacitação profissional para o estado. “Desta vez, conseguimos a publicação em e-books de mais de 30 artigos científicos, fruto das experiências vivenciadas por nossos alunos de pós-graduação em EAD no IFRR, colocando à disposição da sociedade conhecimentos em diversas áreas, contribuindo para uma educação de qualidade em nosso contexto regional”, disse.

A coordenadora de Publicações do IFRR, Leila Marcia Ghedin, informou que os e-books ficarão disponíveis para downloads gratuitos no site do IFRR, na seção de publicações, na página inicial, junto com os outros e-books já lançados pela instituição, o de Turismo e o de Ciências Agrárias. “Publicações como essas são de suma importância para o fortalecimento da produção científica do IFRR, pois mostram o produto final de cada curso de pós-graduação. Além disso, valorizam a instituição em nível nacional, pois é por meio das publicações que a Capes avalia a produção dos professores pesquisadores do IFRR”, explicou.

 
Ascom/Reitoria                                             
Rebeca Lopes
Foto Montagem: Simone Moreira/IFRR
23/9/2020
« Novembro 2020 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5