IFRR realiza solenidade de posse de mais de 20 novos servidores

por Sofia Lampert publicado 26/04/2022 15h25, última modificação 26/04/2022 21h25
O evento ocorreu presencialmente na Reitoria, com transmissão ao vivo pelo canal do IFRR no YouTube

Na manhã desta segunda-feira, 25, o anfiteatro da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi palco da solenidade de posse de 22 novos servidores, sendo 7 técnicos administrativos em educação e 15 professores. O evento reuniu autoridades da instituição, servidores e familiares, além de ser transmitido ao vivo pelo canal do IFRR no YouTube

Participaram do evento a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, os diretores-gerais dos Campi Boa Vista (CBV), Ananias Noronha (em exercício), Novo Paraíso (CNP), Vanessa Vasconcelos, Amajari (CAM), Pierlangela Cunha, Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Isaac Sutil, e Avançado Bonfim (CAB), Moacir Souza, e a diretora de Gestão de Pessoas do instituto, Géssica Alencar. Os gestores deram boas-vindas aos servidores, destacando a relevância do trabalho deles para a Rede Federal. 

Reitora e diretores-gerais dos campi do IFRR na solenidade de posse dos novos servidores do IFRR

Como forma de registro, os novos servidores assinaram simbolicamente o termo de posse (já que agora todos os documentos são assinados eletronicamente), além de receberem os cumprimentos das autoridades da mesa, os aplausos do público presente, além de mensagens, em tom de celebração, de familiares e amigos, inclusive de outros estados, por meio da sala de bate-papo do canal.

Os servidores foram anunciados nominalmente e receberam os cumprimentos das autoridades da mesa de honra da solenidade

A programação do evento contou com a bela apresentação musical do professor do CBV Leandro Brito. Para tornar a cerimônia mais inclusiva, houve a tradução e a interpretação em Libras, de forma revezada, por Gabriel  Ribeiro, Eunice Barbosa e Áurea Miranda. A condução da cerimônia foi feita pela relações-públicas Sofia Lampert. Além disso, diversos servidores estavam nos bastidores dando suporte, principalmente da Assessoria de Comunicação e da Diretoria de Tecnologia da Informação. 

Professor Leandro Brito realizou uma bela apresentação musical

Findada a solenidade, os novos servidores foram convidados para participar de uma reunião com a Diretoria de Gestão de Pessoas para ambientação e esclarecimentos burocráticos. Antes disso, porém, a Assessoria de Comunicação conversou rapidamente com alguns deles. Confira a seguir os detalhes da conversa:


Prata da casa 

Uma das técnicas administrativas em educação que tomou posse na Reitoria foi Pamela Priscilla da Costa Carvalho. Ele assumiu o cargo de auditora da unidade. A egressa Pamela Carvalho tomou posse no cargo de auditora

Apesar de jovem, a história da servidora na instituição começou há mais de dez anos. “É muito especial fazer parte do IFRR, a princípio como aluna do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio, de 2008 a 2011; depois como servidora, no cargo de técnica em secretariado; e agora empossada neste novo cargo”, relatou. Ela ainda revelou que a instituição contribuiu para sua formação e crescimento. “Hoje, ainda fazendo parte dessa história, posso continuar contribuindo”, completou. 


Emoção contagiante

Entre os professores que chegaram para agregar-se ao time do Campus Novo Paraíso (CNP) está o professor de Matemática Igor Marinho Feitosa. Ao receber o termo de posse, ele ficou muito entusiasmado. De joelhos, agradeceu a Deus a oportunidade conquistada, emocionando todos os que estavam acompanhando a cerimônia. 

Professor Igor Feitosa, da área de matemática, foi lotado no Campus Novo Paraíso

Nesse tom de comoção, o docente declarou: “É uma satisfação fazer parte desta família. Só eu e Deus conhecemos minha trajetória, e Ele sabe que eu vim para cá para contribuir, multiplicar, somar e fazer jus à minha área, que é a matemática”. 


Novos horizontes

A unidade mais indígena do IFRR, Campus Amajari, recebeu diversos docentes, entre eles a professora de Física Jucimara Felix dos Santos de Souza. 

Professora Jucimara, da área de física, foi lotada no Campus Amajari

Jucimara veio do Espírito Santo. Ela falou sobre as perspectivas no novo trabalho. “É um sentimento de gratidão, conquista e de muito entusiasmo conhecer o campus, os estudantes e os servidores. Estou de peito aberto para contribuir para o instituto e também para aprender. Espero poder somar e levar, junto com a instituição, uma educação de qualidade”, afirmou. 


Conquista profissional

A unidade mais jovem da instituição, Campus Avançado Bonfim (CAB/IFRR), recebeu a professora da área de administração Claudete Correa dos Santos. Ela veio de Rio do Sul (SC) e contou que já atuou na Rede Federal, no Instituto Federal Catarinense (IFC), como professora substituta. 

Professora Claudete, da área de administração, foi lotada no Campus Avançado Bonfim

O sorriso no rosto de Claudete demonstrava muita alegria, confirmada por sua fala, por tomar posse como professora efetiva do IFRR. “A data de hoje representa a minha maior conquista profissional. Fazer parte da família IFRR e ter a possibilidade de cumprir a minha missão de vida, transformar outras vidas por meio da educação, é uma emoção que não tem explicação. Somente um enorme sentimento de gratidão!”, relatou.



Percurso dos novos servidores

Os novos servidores empossados são oriundos do concurso de 2019. Na ocasião, mais de 17 mil candidatos se inscreveram para o certame, que abriu vagas para docentes e técnicos administrativos. Mais de 12 mil realizaram as provas do concurso, organizado pelo Idecan.  

Desde então, diversas posses já ocorreram no IFRR, abrangendo inclusive aprovados em cadastro reserva. A solenidade de posse ocorrida no último dia 25 teve o diferencial de ser a primeira realizada presencialmente na atual gestão (2021-2024), comandado pela reitora Nilra Jane Filgueira. Por conta do período pandêmico,  as posses anteriores foram realizadas de forma remota.  


Sofia Lampert
Fotos: Nenzinho Soares e Gildo Júnior 
Ascom/Reitoria
26/4/2022

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4