IFRR realiza série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

por Sofia Lampert publicado 13/03/2019 19h30, última modificação 13/03/2019 19h48
O foco é o debate sobre violência contra a mulher, saúde, bem-estar e mercado de trabalho para o gênero feminino

Neste mês de março, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) está realizando diversas ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O foco é o debate sobre  violência contra a mulher, saúde, bem-estar e mercado de trabalho para o gênero feminino.

Uma das atividades mais recentes ocorreu na manhã desta quarta-feira, 13, no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Uma equipe do Juizado de Violência Doméstica e Familiar ministrou palestra  aos estudantes sobre “Questões da Lei Maria da Penha e violência doméstica contra a mulher”. A atividade faz parte de um programa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR).

Daqui a pouco, a partir das 16 horas, no Campus Boa Vista (CBV), a atividade será voltada às alunas adolescentes da unidade de ensino. A médica do CBV Valéria Santiago e a sexóloga Maine Ferreira vão proferir a palestra “Saúde da mulher”. A programação, na unidade, continua durante todo o mês e pode ser conferida aqui.

Mais tarde, a partir das 17h30, o Campus Amajari (CAM) também terá programação especial. Ela se iniciará com aula de yoga. Depois, haverá uma mesa-redonda sobre violência contra a mulher. Simultaneamente, ocorrerá a inauguração do Clube de Livro, com troca de obras entre estudantes, servidores e pessoas da comunidade local. Para fechar o dia, haverá uma aula de zumba.

O início das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher no IFRR ocorreu na Reitoria, no dia 7, com palestra sobre “Violência doméstica”, ministrada por duas profissionais do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), a advogada Fabiana Baraúna e a psicóloga Jane Meire Medeiros. Além disso, no dia 8, houve atividades ligadas ao bem-estar e a autoestima, por meio de parcerias com organizações e empresas.

Ainda no dia 8, o Campus Avançado Bonfim (CAB) organizou um ciclo de palestras: “Acesso das mulheres às Forças Armadas”, ministrada pela sargenta Alessandra Lober, técnica de enfermagem do Exército Brasileiro; “Direito da mulher e a Lei Maria da Penha”, proferida pela sargenta da Polícia Militar Kelliany Wilson da Silva; e “O sagrado feminino e a mulher atual”, abordada pela professora mestre Luciana Vitória, do CBV.

Sofia Lampert
Fotos: Erick Vieira