IFRR publica resultados finais da seleção de estudantes e professores para o Pibid

por Sofia Lampert publicado 29/10/2020 19h15, última modificação 29/10/2020 19h26
Ambos os documentos estão disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Concursos do IFRR, no endereço https://sgc.ifrr.edu.br

Nesta quarta-feira, 28, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou o resultado final do Edital 5/2020 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que abriu vagas remanescentes para a seleção de estudantes. Nesta quinta, 29, também foi divulgado o resultado final do Edital 6/2020, do mesmo programa, que trata do processo seletivo para professores supervisores. Ambos os documentos estão disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Concursos do IFRR, no endereço https://sgc.ifrr.edu.br.

Segundo o cronograma, as atividades devem iniciar-se em novembro. A previsão é que a duração das cotas de bolsas seja de até dezoito meses, dependendo de recursos repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para professores supervisores, o valor da bolsa é de R$ 765,00. Já para os estudantes contemplados com o auxílio, o valor é de R$ 400,00. Haverá também alunos como participantes voluntários.

A coordenadora do programa no IFRR, professora Luciana Leandro, falou sobre a importância do programa para os envolvidos. “É uma oportunidade de os alunos proporem e fazerem algo inovador em escolas da rede estadual, sob a coordenação de área do IFRR, com a supervisão de docente da escola onde o estudante propõe a intervenção”, disse.

PIBID – O programa é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). Visa intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a superior.

Entre os objetivos do Pibid estão incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Também visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Sofia Lampert
Foto: Nenzinho Soares