GP INOVAÇÃO – Projeto de grupos de pesquisa do IFRR pode receber apoio de R$ 25 mil

por Rebeca publicado 21/09/2020 14h55, última modificação 23/09/2020 12h51
O Edital 01/2020 vai selecionar quatro propostas de projetos, totalizando R$ 100 mil de investimentos

Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Agência de Inovação (Agif), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou o Edital 01/2020/GP Inovação  para selecionar quatro propostas de projetos dos grupos de pesquisa (GPs) da instituição. As inscrições ocorrem de 1.º a 16 de outubro.

O projeto selecionado vai receber auxílio financeiro de R$ 25 mil, totalizando R$ 100 mil de investimentos para inovação. Os líderes dos grupos devem submeter as propostas exclusivamente pelo Sistema Único da Administração Pública (Suap). No menu lateral esquerdo, o interessado deve clicar em "Pesquisa – Projetos – Submeter Projetos". Será aceita apenas uma proposta por líder de GP.

A proposta a ser submetida deve ter como foco o olhar científico e a geração de novas tecnologias para a resolução de problemas da sociedade. Para sua elaboração, podem ser utilizados os dados disponíveis no Banco de Problemas,  uma ação vinculada ao Comitê de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus (CCEC). O banco foi criado em março de 2020, por meio do Grupo de Trabalho de Tecnologia.

De acordo com o diretor da Agif em exercício, Wilson Alves da Silva Filho, esse grupo aplicou um questionário eletrônico ao público interno e externo do IFRR para entender melhor os impactos causados pela pandemia no contexto econômico e social. Daí surgiu o Banco de Problemas, cujo objetivo é gerar subsídio para que os projetos de pesquisa, extensão e inovação do IFRR sejam mais eficientes quanto às reais necessidades da comunidade para o enfrentamento à Covid-19.

Segundo Alves, nesse contexto, o diferencial do edital de 2020 é a possibilidade de os GPS desenvolverem projetos com foco na inovação, mas também no enfrentamento da pandemia, com possibilidade de utilizarem o resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho e Tecnologia. “A ideia é que os GPs selecionem um dos mais dos dez itens disponíveis no Banco de Problemas, que mapeou os problemas reais causados pela Covid-19 ao público interno do IFRR, aos órgãos públicos, às empresas e à sociedade civil organizada”, explicou.

Com inscrições de 1.º a 16 de outubro, a divulgação do resultado preliminar ocorre no dia 30 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no Edital 01/2020/IFRR/AGIF/PROPESQ/PROEX, disponível no link, ou pelo e-mail agif@ifrr.edu.br.

Edital disponível no link https://reitoria.ifrr.edu.br/agif/editais/gp-inovacao-2020.

 

 
 
Asco/Reitoria
Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação/IFRR
21/9/2020
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