GP INOVAÇÃO – Retificação do edital ampliará propostas aprovadas

por Sofia Lampert publicado 11/11/2020 14h45, última modificação 11/11/2020 15h14
O programa agora fará um investimento de 125 mil reais em projetos de fomento para o desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação

Nesta terça-feira, 10, a Agência de Inovação do Instituto Federal de Roraima (Agif/IFRR) publicou retificação do Edital 01/2020/IFRR/Agif/Propesq/Proex (GP Inovação 2020), que trata da seleção de projetos de fomento para o desenvolvimento de pesquisa aplicada e de inovação por meio de grupos de pesquisa, tendo em vista o enfrentamento ao novo coronavírus. Veja aqui.

Conforme o documento, houve a alteração no número de propostas aprovadas. Estavam previstas 4, e agora serão 5. Além disso, houve um aumento em relação ao valor do investimento aplicado, passando de R$ 100.000 para R$125.000.

O diretor da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, professor Vinicius Tocantins, comentou o porquê da mudança. "Pensamos na possibilidade de apoiar mais projetos dos grupos de pesquisa do IFRR, a partir de uma análise de readequação de ações e orçamentos para o ano de 2020”, disse.

Neste ano, o edital veio com um diferencial: os participantes puderam utilizar os dados disponíveis no Banco de Problemas, criado em março de 2020 pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia, vinculado ao Comitê de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus (CCEC). 

Tocantins reforçou a importância de se ampliar o programa. “Aumentamos o potencial de geração de produtos tecnológicos IFRR com foco na inovação, em especial no enfrentamento à Covid-19", explicou.

O resultado final deve ser divulgado até esta quarta-feira, 12. Já as atividades das propostas deverão iniciar-se logo em seguida. Os documentos pertinentes ao edital, as retificações e outras informações podem ser conferidos no link https://reitoria.ifrr.edu.br/agif/editais/gp-inovacao-2020.

 

BANCO DE PROBLEMAS – Para realizar esse mapeamento, houve  pesquisa realizada com o público interno e externo do IFRR, aplicada por meio de questionário eletrônico, no primeiro semestre deste ano, para entender melhor os impactos causados pela pandemia no contexto econômico e social. O banco de problemas continua aberto para quem tiver interesse em mandar outras sugestões, que poderão contribuir para outras pesquisas e programas futuramente. Para participar, basta preencher o formulário acessando  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPti__luaUEPRCELzqAK2xm_u12rFj01LwUbCC3POmaHJiOA/viewform.

 

Sofia Lampert
Ascom/Reitoria
11/11/2020
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