ESCOLHA DE DIRIGENTES – Debates virtuais entre os candidatos a reitor e a diretor-geral do IFRR começam nesta quarta-feira, 19

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 18/08/2020 19h35, última modificação 20/08/2020 12h40
A transmissão ocorre pelo canal do YouTube, no link www.ifrr.edu.br/debate, sempre no horário predefinido para cada cargo: das 10h às 12h ou das 14h às 18h

Nesta quarta-feira, 19, iniciam-se os debates virtuais entre os candidatos a reitor e a diretor-geral do Instituto Federal de Roraima  para o quadriênio 2020-2024 e seguem até dia 21 de agosto. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube, no  link www.ifrr.edu.br/debate, sempre no horário predefinido para cada cargo: das 10h às 12h ou das 14h às 18h.

Os candidatos a diretor-geral participam dos debates ou da defesa pública do respectivo plano de ação (no caso de campus com apenas um candidato) nos dias 19 e 20 de agosto. No dia 21, na parte da tarde, será a vez dos três candidatos ao cargo de reitor do IFRR debaterem entre si, responderem a perguntas e falarem de suas principais propostas.

Quem abre essa fase é a candidata única ao cargo de diretor-geral do Campus Amajari, professora Pierlangela Cunha, que fará a defesa pública do seu plano de ação dia 19, das 10h às 12h. Nesse mesmo dia, das 14h às 18h, o debate será entre os candidatos do Campus Novo Paraíso, os professores Josimar da Silva Chaves e Vanessa Rufino Vale Vasconcelos.

No dia 20, na parte da manhã, será a vez do candidato único do Campus Boa Vista Zona Oeste, professor Isaac Sutil da Silva fazer a defesa das suas propostas de trabalho.

Na parte da tarde do dia 20, os debates serão entre os quatro candidatos do Campus Boa Vista, a maior e mais antiga unidade do IFRR: o técnico em assuntos educacionais Giovani Calerri dos Santos, a atual diretora-geral, professora Joseane Cortez, que busca a reeleição, e os professores Moacir Augusto e Ornildo Roberto.

Os candidatos ao cargo de reitor do IFRR vão fechar o ciclo de debates no dia 21, das 14h às 18h. São eles: os professores Marcos André Fernandes Spósito, Nilra Jane Filgueira Bezerra e Sandra Mara Botelho, atual reitora, que busca a reeleição.

De acordo com o membro da Comissão Eleitoral Central Jullyandri Coutinho, um dos blocos dos debates será o de perguntas da comunidade acadêmica e de interessados,  previamente enviadas às comissões eleitorais. Ao todo, foram recebidas aproximadamente 170 perguntas por meio de formulário eletrônico, que ficou disponível até o dia 17 de agosto.

REGRAS – Os debates estão divididos em quatro blocos. O primeiro é destinado à apresentação resumida das propostas contidas nos planos de trabalho dos candidatos, que estão disponíveis no endereço https://www.ifrr.edu.br/eleicoes-ifrr-2020. Cada candidato terá o tempo máximo de cinco minutos para sua exposição.

No segundo bloco, os candidatos farão perguntas entre si, sendo que cada um terá direito de fazer duas perguntas para o candidato oponente. O terceiro bloco será o das perguntas da comunidade acadêmica, que foram avaliadas e aprovadas pela Comissão Eleitoral.

O bloco das perguntas será subdividido em quatro blocos alternados, da seguinte forma: serão direcionadas três perguntas para cada candidato, cada uma com duração de dois minutos, num total de 12 perguntas, tendo cada candidato o tempo de sete minutos para responder ao bloco de três perguntas.

No quarto e último bloco, os candidatos farão as considerações finais, sendo que cada um terá um tempo de sete minutos. A ordem das falas será definida por sorteio no início de cada bloco do debate.

Cronograma de debates

DIA