ENCCEJA/2022 – Processo para solicitação de certificado de conclusão do ensino médio já está disponível no IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 26/12/2022 15h35, última modificação 26/12/2022 19h50
O processo também é destinado às pessoas que necessitem da Declaração Parcial de Proficiência relacionada às áreas de conhecimento avaliadas pelo exame

Um tutorial para a realização do processo de solicitação do certificado ou declaração do Encceja 2022 já está disponível no site do IFRR

Os resultados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), edição 2022, já estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na área do participante. Assim que ocorreu a divulgação, o Edital 29/2022 do IFRR, tornando público o processo para solicitação de certificado de conclusão do ensino médio, também foi publicado.

Com isso, as pessoas que foram aprovadas no exame e que cumpram os requisitos previstos no item 2 do edital do IFRR recentemente lançado já podem iniciar o processo de solicitação, acessando o site https://sso.acesso.gov.br/login. Para facilitar o procedimento, foi disponibilizado um tutorial indicando o passo a passo para a obtenção do documento.

O Encceja é direcionado para jovens e pessoas adultas que não concluíram os estudos na idade prevista na legislação. As provas aplicadas avaliaram competências, habilidades e saberes adquiridos. A partir dos resultados, é possível obter no IFRR, de maneira gratuita, o Certificado do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência relacionada às áreas de conhecimento avaliadas pelo exame.

Não há prazo determinado para a solicitação do certificado ou declaração do Encceja. As pessoas aprovadas no exame poderão requerer a expedição dos documentos a qualquer tempo, a partir da publicação dos resultados. Os campi do IFRR terão 45 dias para a emissão do documento, a contar da data de solicitação.

Das cinco unidades de ensino do instituto, apenas o Campus Amajari (CAM) não emite o documento. As demais (CBV ou CBVZO, em Boa Vista; CNP, em Novo Paraíso, no município de Caracaraí; ou CAB, no Bonfim) estão habilitadas para a realização do procedimento.

Outras orientações sobre o procedimento de solicitação do certificado ou da declaração em um dos campi do IFRR podem ser obtidas acessando a área do Encceja no portal do IFRR, onde constam as informações completas sobre a certificação.

CERTIFICAÇÃO OU DECLARAÇÃO –  A Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, com base nos resultados do Encceja, são  possibilidades oferecidas às pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio em idade própria, incluindo aquelas privadas de liberdade e os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que estão fora do sistema escolar.

É emitida a Declaração Parcial de Proficiência para o participante ou a participante que conseguiu atingir a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja, que corresponde ao atual ensino médio.

Já o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é a certificação total emitida para o participante ou a participante que conseguiu cumprir todos os componentes curriculares nas áreas avaliadas no exame.

« Maio 2024 »