Contribuições da psicologia positiva para a saúde emocional é tema de live do IFRR

por Rebeca publicado 14/07/2020 19h10, última modificação 14/07/2020 19h10
A convidada especial é a psicóloga Miriam Rodrigues, idealizadora do Programa Educação Emocional Positiva

Dando continuação às ações on-line do projeto De Bem com a Vida, a Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS) do Instituto Federal de Roraima fará, nesta quinta-feira, 16, às 15 horas, seu terceiro encontro virtual. A live traz o tema “Cultivando a saúde emocional e o bem-estar em tempos difíceis: contribuições da Psicologia Positiva”.

Voltado para servidores e alunos da instituição, o encontro, dada a importância do tema neste momento, será aberto à comunidade em geral. A transmissão ocorrerá pelo canal do IFRR no YouTube. Na oportunidade, também será apresentado à comunidade acadêmica o Plano de Ação Acolhimento do IFRR, com as medidas de acolhimento e biossegurança a serem adotadas pelo instituto no período pré e pós-pandemia.

Os debates em torno do tema terão a participação da assistente social da Pró-Reitoria de Ensino do IFRR, Maricélia Leite, e da psicóloga da CQVSS Wilma Moraes, como mediadora. A renomada psicóloga Miriam Rodrigues, especialista em Psicologia Clínica e Medicina Comportamental, pós-graduada em Cultivating Emotional Balance (CEBTT) e idealizadora do Programa Educação Emocional Positiva, é a convidada especial.

De acordo com Wilma, o objetivo da live é oferecer aos participantes a oportunidade de conhecerem os pressupostos da Psicologia Positiva e suas contribuições para o reconhecimento e o cultivo de emoções positivas, favoráveis à promoção bem-estar subjetivo.

“Em momentos difíceis, como o contexto da pandemia que estamos atravessando, no qual se observa um aumento do estresse, da ansiedade e da depressão na população em geral, aprender a lidar com as emoções perturbadoras, libertar-se das crenças limitantes e outros limitantes do bem-estar, filtrar os excessos de estímulo negativos, pode contribuir para alcançar uma vida mais positiva e mais saudável”, disse a psicóloga.

Wilma explica que a Psicologia Positiva é uma ciência que preconiza a ênfase nos sentimentos positivos, o exercício de forças e virtudes pessoais e tem o objetivo principal de promover o potencial e o bem-estar humano. Direciona seu foco aos aspectos saudáveis da pessoa, sem desconsiderar os aspectos árduos da existência humana que precisam de cuidado e atenção. Reforça a importância das emoções e dos relacionamentos positivos na promoção do bem-estar e da felicidade.

Conforme ela, esse tipo de psicologia pode ser empregado em diversos contextos e sua aplicação no ambiente educacional denomina-se escolarização positiva, a qual abrange um alicerce de cuidado, confiança e respeito pela diversidade. “A escolarização positiva busca proporcionar o desenvolvimento das competências socioemocionais e das habilidades para o bem-estar, visando auxiliar nos hábitos da vida feliz no contexto escolar, familiar e pessoal. Dessa forma, possibilita beneficiar todos os que participam da vida escolar. Seus estudos, inclusive, apontam que o aumento do bem-estar tende a melhorar também a aprendizagem e o rendimento acadêmico”, comentou.

Um dos pilares da Psicologia Positiva, o estudo das emoções positivas, em consonância com os avanços da Neurociência, explica Wilma, reforça a importância de serem cultivadas emoções como gratidão, otimismo, esperança, confiança para a promoção da felicidade e do bem-estar.

 

 

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

14/7/2020

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6