Consulta pública para reformulação do Regulamento do Pibict segue até segunda-feira, dia 23

por Sofia Lampert publicado 20/10/2017 21h50, última modificação 23/10/2017 16h13

Termina, nesta segunda-feira, dia 23, o prazo para a consulta pública da minuta do Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Roraima (Pibict-IFRR). O documento pode ser acessado aqui, e as contribuições encaminhadas para o e-mail propesq.ppg@ifrr.edu.br.

O regulamento tem por finalidade estabelecer as diretrizes e as regras do Pibict no âmbito do IFRR, englobando aspectos como os requisitos para a participação no programa, as atribuições do discente e do orientador, o processo seletivo e a certificação. As atuais regras que regulamentam o programa na instituição são baseadas na Resolução Normativa 064/2012 do IFRR. Com base nas contribuições dos servidores e dos estudantes, a comissão responsável pela reformulação do regulamento poderá formatar a versão final do documento para encaminhá-lo ao Conselho Superior (Consup).

A diretora de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Daniele Fujita, explicou que as principais propostas de mudança trazidas pela minuta do novo regulamento do Pibict estão relacionadas ao tempo de execução do projeto, à carga horária de dedicação do aluno e também à criação do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict). “É importante que os professores e os alunos da instituição conheçam e participem dessa consulta, pois o programa é relevante para a consolidação das áreas de pesquisa aplicada e de inovação no IFRR”, completou.

PIBICT – O objetivo geral do programa é incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas que introduzam os alunos dos cursos técnicos e de graduação na pesquisa aplicada e na inovação tecnológica.

Programa em 2017 – Neste ano, foram selecionados 30 projetos entre os diferentes campi do IFRR e destinada uma bolsa mensal de R$ 400 para cada aluno aprovado.  A duração da execução do projeto é de nove meses.

Sofia Lampert
20/10/2017