CONSULTA PÚBLICA – Sociedade pode opinar sobre reformulação de regulamento de atividades de estágio para estudantes do IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 14/10/2022 15h35, última modificação 15/10/2022 18h44
As contribuições para a consulta pública devem ser enviadas até 4 de novembro

A partir de segunda-feira, 17, estará aberta para contribuições a consulta pública sobre a reformulação da Resolução 292/2017 do Conselho Superior do IFRR, que dispõe sobre as normas e as diretrizes gerais do estágio e sobre a padronização da atividade nos campi da instituição.

A minuta da regulamentação reformulada está disponível  no link https://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/pbaex/consulta-publica,  e as contribuições devem ser enviadas até 4 de novembro para o e-mail da Pró-Reitoria de Extensão do IFRR: proex@ifrr.edu.br.

Atualmente, grande parte dos cursos oferecidos pelo IFRR, tanto os técnicos integrados e os subsequentes ao ensino médio quanto os superiores (licenciaturas e bacharelados), preveem, nos projetos pedagógicos para estudantes, a realização de estágio curricular supervisionado.

Entre os objetivos desse recurso formativo estão proporcionar ao estudante e à estudante a complementação da educação profissional por meio da participação em trabalhos e experiências voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades do curso; promover a  integração entre a realidade acadêmica e o contexto social, econômico e político; e propiciar  a vivência de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à formação acadêmica.

Diante disso, a pró-reitora de Extensão do IFRR, professora Roseli dos Santos, destaca a necessidade da participação popular com contribuições nessa consulta pública.

O processo de consulta pública é importante para que a comunidade acadêmica apresente seus anseios, considerando que a política de participação dos estudantes do IFRR em estágio supervisionado ou extracurricular se configura como uma excelente oportunidade de inserção do profissional no mundo do trabalho, além de promover a relação necessária entre teoria e prática como princípio fortalecedor de sua formação. Além disso, é aberta à participação da comunidade externa do IFRR, que tem interesse no desenvolvimento da educação e na formação dos novos profissionais do Estado de Roraima”, declarou Roseli.

CONSULTA PÚBLICA – É um mecanismo de participação social não presencial, com período determinado para encerrar-se, extensivo a todos os cidadãos e cidadãs, ou seja, qualquer pessoa pode participar. Tem a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão e de edição das normas da administração pública e, para atender aos anseios da população, a instituição oferece maneiras de receber a contribuição das pessoas interessadas em participar da ação democrática.

ESTÁGIO – Conforme a Lei 11.788/08 da Presidência da República, estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos.