Conif será presidido por uma mulher em 2021

por Sofia Lampert publicado 11/12/2020 20h14, última modificação 11/12/2020 20h14

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu, nesta quarta-feira (9/12), a nova Diretoria Executiva da Entidade. Pela segunda vez, desde sua criação, uma mulher irá ocupar o cargo de presidente do Colegiado. Quem assumirá, a partir de fevereiro de 2021, será a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes. A eleição foi realizada virtualmente, durante a 23º Reunião Virtual do Conif.

Os desafios da Pandemia e pós-Pandemia e o orçamento limitado para o próximo ano são alguns dos desafios que a nova gestão terá pela frente. Ao falar sobre o assunto, a presidente eleita salientou que a próxima gestão dará continuidade no trabalho que tem sido feito pelo Conif em defesa da Rede Federal. Sônia atua na atual gestão à frente da vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. “Só posso agradecer a todos que confiaram na proposta apresentada pela chapa e reafirmar nosso compromisso de fazer um trabalho sério para conseguirmos avanços importantes em rede durante o próximo ano”, destacou Sônia.

A nova diretoria será composta ainda pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que foi eleito como vice-presidente de Relações Parlamentares; Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), que será o vice-presidente de Relações Institucionais; e Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

A eleição teve chapa única e contabilizou 31 votos a favor, cinco votos em branco, um nulo e quatro ausências. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar, de forma totalmente on-line. O atual presidente do Conselho, Jadir José Pela, parabenizou os eleitos. "Ter essa chapa eleita, construída com base no diálogo e em conjunto com todos, demonstra a força do trabalho em Rede. É emblemático ter uma mulher na presidência, em tempos de tantos desafios. Desejo muita sorte aos eleitos, pois sei que irão desenvolver um excelente trabalho", completou.

WhatsApp Image 2020 12 09 at 19.23.40

Eleição 2020 – A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, a vice-diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Maria Celeste Monteiro e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. A votação ocorre por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres

Notícia publicado originalmente em Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif no dia 9/12/2020.

Ascom / Reitoria
11/12/20020