Certificado de registro da marca Koneka é emitido

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 28/10/2020 20h55, última modificação 29/10/2020 18h12

A Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Koneka, teve seu certificado de marca emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro da marca foi concedido em junho deste ano, garantindo propriedade e uso exclusivo. No entanto,  a certificação do registro foi liberada somente em outubro. A certificação demonstra que a marca se encontra registrada nos termos das normas legais em vigor.

Koneka, que na língua macuxi significa "fazer" e/ou "construir", foi o nome escolhido em uma consulta pública. “Em 2019 foi inaugurada parte do projeto de criação da incubadora, que, ao se concretizar efetivamente, poderá contribuir para o desenvolvimento local e a transformação da vida dos nossos estudantes, servidores e comunidade em geral”, disse o coordenador de Políticas de Empreendedorismo do IFRR, Wilson Alves da Silva Filho.

Conforme a legislação vigente, o registro de marcas depositadas no INPI tem a vigência de dez anos, a contar da data de concessão, sendo necessária a renovação do registro durante o último ano de vigência, junto com o comprovante de pagamento da taxa de retribuição devida e fixada na portaria ministerial em vigor à época.

CRIAÇÃO DA MARCA –  A criação e o desenvolvimento da identidade visual Koneka ficou a cargo da programadora visual do IFRR Jayne Thomé, que apresentou o resultado do trabalho na Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei).  Pelo manual da marca, a principal referência escolhida para a construção do símbolo foi a darruana, utensílio indígena da etnia macuxi

OFICINAS –  Continuam abertas, até 2 de novembro, as inscrições para as oficinas de formação para atuação em educação empreendedora. Essa é uma ação da Koneka com o apoio da gerência de Educação Empreendedora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), As inscrições ocorrem pelo link https://forms.gle/SE9hrDqrZiwQw4KL9.

Outras informações sobre a oficinas podem ser vistas aqui.

28/10/2020