Após acordo de cooperação, IFRR poderá oferecer cursos com certificação Cisco

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 04/05/2021 19h35, última modificação 04/05/2021 19h52
O certificado da Cisco é um dos mais cobiçados entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI)

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Cisco do Brasil assinaram em dezembro de 2020 um acordo de cooperação que visa preparar alunos da Rede Federal de ensino para as carreiras no eixo de informação e comunicação, por meio da oferta curricular do programa Cisco Networking Academy.

A Cisco é líder mundial em tecnologia para a Internet  e nos próximos cinco anos, as instituições ligadas ao Conif irão utilizar sua capilaridade para ofertar capacitação profissionalizante em tecnologia para estudantes e comunidades pelo país, fomentando a inclusão digital e gerando mão de obra qualificada.

Em razão do acordo, o  Instituto Federal de Roraima (IFRR) agora tem a possibilidade de ofertar cursos nas mais diversas áreas de Tecnologia da Informação por meio da NetAcad. O certificado da Cisco é um dos mais cobiçados em todo o mundo entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Técnicos certificados possuem um diferencial competitivo no mercado.

O Diretor de Tecnologia da Informação do IFRR, professor Cristofe Rocha,  tornou-se instrutor oficial da academia Cisco após participar de um rigoroso curso com provas práticas e teóricas. Agora, a instituição poderá ofertar o curso Cisco Networking Academy  para a comunidade acadêmica.

“Como profissional me sinto muito feliz em poder fazer parte deste feito, é um sonho para qualquer profissional de tecnologia da informação realizar um curso pela academia Cisco. Nosso objetivo é agregar valor a nossos alunos por meio de uma formação em parceria com a Cisco ofertando cursos na mais diversas áreas da computação, entre elas estão a programação, Redes de computadores e Internet das Coisas“, disse o docente.

Para a reitora da instituição, professora Nilra Jane, a partir da parceria realizada entre o CONIF e a Cisco, o IFRR tem  a possibilidade de fomentar a inclusão digital. “ Podemos gerar mão-de-obra qualificada na área das tecnologias digitais da informação e comunicação, abrindo novas possibilidades de formação para a comunidade acadêmica, bem como para os professores da área”, pontuou.

Como ferramenta educacional nas instituições da Rede Federal a parceria entre o IFRR e a Academia de Redes Cisco vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada para o mercado, além de fomentar a pesquisa de ponta, beneficiando também a comunidade acadêmica do estado de Roraima.

4/5/21
« Junho 2024 »