Agif realiza visita técnica a ambientes de inovação no Amazonas

por Sofia Lampert publicado 31/10/2022 11h15, última modificação 31/10/2022 16h50
Participam da visita representantes de pró-reitorias e diretorias do IFRR. O objetivo é a busca de parcerias para a inovação no instituto

Integrantes da Agência de Inovação do Instituto Federal de Roraima (Agif/IFRR) realizam, nesta semana, visita técnica na cidade de Manaus (AM). O objetivo da ação é conhecer melhor as ações dos NITs locais, dos ambientes de inovação e viabilizar parcerias e convênios para cooperação em pesquisas científicas, tecnológicas e pós-graduação stricto sensu.

Participam da visita, além da equipe da Agif, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o de Desenvolvimento Institucional e o de Extensão, bem como representantes da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) e da Assessoria de Comunicação do IFRR (Ascom).

Segundo a diretora da Agif, professora Karla Santana, a visita prevê o estabelecimento de parcerias, convênios, estímulos à pesquisa e captação de recurso financeiro externo em empresas da Zona Franca de Manaus. “A ideia é desenvolver a inovação de pesquisa dentro do IFRR, visto que o recurso destinado para inovação e pesquisa nos IFs cada vez tem diminuído, em razão dos cortes orçamentários realizados nos últimos anos. A partir desse primeiro contato oficial do IFRR com as instituições que pretendemos visitar, espera-se que possamos operar em forma de rede colaborativa, com a finalidade de otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação, capacitação em proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo”, disse.

A incursão da comitiva do IFRR na capital do Amazonas, que ocorre de 30 de outubro a 5 de novembro, tem como meta realizar visita  técnica a instituições como o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), entre outras.

Texto: Bruna Castelo Branco
Fotos: Márcio Patrício