Inauguração de obras no sul de Roraima marca comemorações de aniversário de 30 anos do IFRR

por Rebeca publicado 20/06/2023 12h45, última modificação 20/06/2023 12h45
Foram entregues dois alojamentos, três poços artesianos e a reforma do ginásio poliesportivo. E em pronunciamento aos presentes, deputado federal anuncia emenda para reforma do ginásio do Campus Boa Vista

Dois alojamentos, a reforma do ginásio poliesportivo e três poços artesianos foram entregues à comunidade acadêmica do Campus Novo Paraíso, localizado na BR-174, Km-512, Município de Caracaraí, sul de Roraima, na manhã desta segunda-feira, 19. Os investimentos somam R$ 2,201 milhões. A solenidade contou com a presença de servidores, estudantes, gestores, parlamentar e autoridades.

A entrega das obras faz parte da programação de aniversário de 30 anos do IFRR, a serem completados no dia 30 de junho. Os alojamentos inaugurados são um masculino e um feminino, cada um com capacidade para 56 estudantes. De R$ 1,594 milhão investido nessa obra, quase 90% são oriundos de emendas da ex-senadora Ângela Portela e dos ex-deputados federais Remídio Monai e Carlos Andrade.

Dos mais R$ 337 mil investidos na reforma do ginásio, quase 107 mil reais são de emenda do deputado federal Antonio Nicoletti, que participou da solenidade. A reforma do ginásio envolveu a parte de banheiros e acessórios, telhado, piso da quadra, pintura em geral e instalação elétrica. A obra foi necessária em razão de o espaço esportivo ter sido atingido por uma forte ventania em 2019, que destelhou parte da cobertura, causando diversos prejuízos ao piso e demais estruturas.

Com mais de 500 pessoas atendidas pelo CNP, os três poços artesianos vão atender com mais qualidade às áreas de produção agrícola, manejo animal, manutenção e conservação, além de suprir as necessidades de servidores, de alunos que estudam em tempo integral e dos que permanecem alojados nas residências estudantis. Antes, a unidade contava com apenas um poço artesiano e enfrentava problemas de abastecimento de água para o atendimento das demandas.

O CNP é um dos cinco campi do IFRR e atualmente atende 520 alunos matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura; bacharelado em Agronomia e pós-graduação em nível de especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

Durante a solenidade, gestores e demais autoridades destacaram a importância de cada obra para a comunidade acadêmica, que está presente no sul do estado, atendendo estudantes de vários municípios. Em sua fala, a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, enfatizou a importância das parcerias com os parlamentares para a realização de obras e ações que não poderiam ser feitas apenas com o orçamento da instituição.

“Nosso orçamento não consegue abarcar o nosso sonho de avançar, de aumentar nossos atendimentos. Daí a importância dessas alianças, dessas emendas parlamentares. Queremos agradecer aos nossos parlamentares e dizer que, como instituição, estamos aqui para contribuir com a oferta de educação de qualidade e que esse apoio é fundamental para que possamos comemorar momentos como este”, disse.

A diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino Vasconcelos, falou das três obras inauguradas, esclarecendo que a reforma do ginásio é importante para complementar a formação dos estudantes. “Como professora de Educação Física, reconheço a necessidade desse ambiente didático, pedagógico e de construção moral, intelectual, ética e cidadã dos nossos estudantes”, comentou.

No seu pronunciamento, o deputado Nicoletti reconheceu a importância do Instituto Federal de Roraima e do seu papel na formação técnica de jovens, anunciando aos presentes que vai destinar recursos para a reforma do ginásio de esportes do Campus Boa Vista, localizado na Capital.

O anúncio do deputado foi feito em razão do pedido da reitora, Nilra Jane, de promover a reforma do ginásio do maior e mais antigo campus do IFRR, que atende a demandas da própria instituição, bem como a eventos externos, como os Jogos Escolares e o Open Nacional Roraima de Karatê. “Esporte é saúde. Já prometi para a Nilra, pois lá em Boa Vista tem um ginásio do instituto que precisa de reforma e, como a gente vê, há movimentação do ginásio para diversas instituições. Hoje eu já vou declarar aqui que vou colocar recursos para o ginásio de Boa Vista do Instituto Federal”, declarou Nicoletti.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de Administração, Emanuel Alves de Moura, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romildo Nicolau Alves. Além disso, esteve presente, representando o governador Antônio Denarium, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faper), Pedro Cerino. Já o servidor Eliezer Nunes falou em nome do ex-deputado Carlos Andrade, e o senhor Ricardo Borges em nome do senador Chico Rodrigues.

MAIS EVENTOS – Em julho, a programação de aniversário continua. No dia 1.º, o Campus Novo Paraíso realiza o Arraial Comunitário na unidade, com início às 16 horas. O evento contempla o IF Comunidade e a Festa de São João ao mesmo tempo. A programação conta com atendimento à comunidade, stands de serviços agropecuários, jurídicos e de saúde.  No arraial terá apresentações culturais e de quadrilhas, bingo e barraca de comidas típicas.

Texto: Rebeca Lopes

Fotos: CCS/CNP