Alunos do Campus Novo Paraíso visitam áreas de pesquisa e de produção vegetal e animal em Boa Vista e no Bonfim
No dia 8, o local visitado foi o Campo Experimental Água Boa, do Centro de Pesquisas Agroflorestais de Roraima da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa/CPAFRR), localizado em Boa Vista, onde os alunos puderam acompanhar as pesquisas realizadas na área de ovinocultura.
Na ocasião, o pesquisador da Embrapa Ramayana Menezes Braga explicou o que a empresa vem fazendo nessa área experimental, principalmente no Núcleo de Conservação de Ovinos da Raça Barriga-Negra. Ele falou sobre a importância da manutenção dessa raça nas pesquisas, destacando a metodologia empregada. O técnico também explicou como ocorre a inserção dos ovinos no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e seus benefícios, assim como prestou esclarecimentos sobre o processo de cruzamento com outras raças (Santa Inês e Dorper).
Seguindo para o norte de Boa Vista, na região do Murupu, próximo à Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR), os alunos puderam conhecer de perto os principais aspectos do cultivo da acácia (Acacia mangium), além de ouvir explicações sobre como se deu a introdução da espécie no Brasil e quais as suas potencialidades de uso.
No dia seguinte, 9, os estudantes visitaram uma propriedade rural pertencente ao senhor Jorge Caniço, no Município do Bonfim, região do Tucano. Ali, tiveram a oportunidade de conferir a produção de melão, melancia, batata-doce, e a criação de ovinos, além de ouvir o relato da história de vida do proprietário e explicações práticas e técnicas sobre a produção local.
Para o professor Márcio Mesquita, a visita propiciou um momento de grande satisfação e serviu para ampliar os conhecimentos dos acadêmicos. “É uma grande satisfação ver in loco este tipo de produção em Roraima, com alta produtividade e excelente qualidade. Além disso, serviu para que os alunos consolidassem o conhecimento teórico visto em sala de aula”, destacou.
A aluna Juliana Vera ressaltou a importância das visitas. “Foi importante para conhecermos a fundo o que é produzido aqui em Roraima, conhecer de perto como os produtores produzem em nosso estado e descobrir os métodos de cada produção”, disse.
CCS/Campus Novo Paraíso
Data: 13/4/2016