Fundada a Cooperativa Escola dos Alunos do Campus Novo Paraíso – COOENP

por Márcio Mota publicado 24/03/2023 18h25, última modificação 27/03/2023 13h22
No dia 23/03/2023, na Biblioteca do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, foi realizado a assembleia de fundação da Cooperativa Escola dos Alunos do Campus Novo Paraíso - COOENP.

O Presidente da Comissão responsável pela elaboração do edital de chamada pública para a composição e implementação da COOENP, Professor Pierre Cardoso Pinto, que fazendo uso da palavra, deu início a presente Assembleia Geral Ordinária, saudou e motivou os participantes. O docente abordou da importância do cooperativismo e associativismo no sul de Roraima e na vida dos estudantes do campus como agentes de crescimento da região.

A COOENP foi formada com 33 cooperados, todos eles estudantes do curso de bacharelado em Agronomia e dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Na eleição e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal, a estudante Enicatielle Fernandes Faino foi eleita Presidenta da COOENP, já para vice-presidente foi eleito o acadêmico Ítalo Monteiro Bras. Para o cargo de secretário, teremos o discente Igor da Silva Nogueira e com a função de Tesoureira a aluna Angelica dos Santos Silva.

Ainda eleitos, temos as integrantes suplentes, Ana Paula de Macedo Silva e Atyelly Freire Lopes. Ocupando o conselho fiscal da COOENP, temos Alfredo Henrique Morais da Mota, Ana Ferreira da Silva e Kawan Victor de Souza Matos.

Cumprido o Edital de Convocação, a Diretora Geral do Campus Novo Paraíso Vanessa Rufino Vale Vasconcelos e a Diretora de Ensino Edileusa de Jesus dos Santos juntamente com a comissão eleitoral, deram como empossados os respectivos cargos os acima qualificados.

A Presidenta recém-empossada da COOENP, Enicatielle Fernandes Faino, agradeceu a confiança e o empenho de todos em participar desse momento histórico, e na oportunidade, conclamou todos os membros da COOENP que trabalhem juntos na execução do enorme desafio que é implementar a Cooperativa Escola dos Alunos do Campus Novo Paraíso. Concluindo, falou sobre os desafios e oportunidades e solicitou uma articulação com SEBRAE/RR para realizar uma capacitação sobre montagem e registro de uma Cooperativa Escola.

Para o Coordenador de Extensão do CNP, Luan Icaro Freitas Pinto, “além de ser um marco na história do IFRR, agora teremos a possibilidade dos estudantes vivenciarem o que é gerir uma empresa de verdade, com todos os seus desafios e oportunidades, dentro do período que eles estiverem conosco no instituição”. Luan concluiu dizendo que “a cooperativa escola visa melhorar e refinar as práticas de ensino, pesquisa e extensão do Campus, além de ser uma alternativa para os estudantes que buscam oportunidade de apreender mais sobre empreendedorismo e gestão de negócios”.

CCS/CNP

TEXTO: ANDRE FERREIRA