QUALIFICA MAIS – IFRR prorroga inscrições em seleção para curso gratuito de Microempreendedor Individual

por Laura publicado 14/02/2022 15h34, última modificação 14/02/2022 15h34
Podem se inscrever beneficiários do Auxílio Brasil ou inscritos no CadÚnico que tenham 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. Inscrições vão até 20 de fevereiro

Foram prorrogadas, até 20 de fevereiro, as inscrições no processo seletivo para o curso presencial de formação inicial e continuada (FIC) de Microempreendedor Individual (MEI) ofertado pelo Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), por meio do Programa Qualifica Mais Progredir, fruto de parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania.

Por meio do CBVZO, serão disponibilizadas este ano 500 vagas, divididas em três ofertas, sendo as duas primeiras de 175 vagas, e a terceira de 150. O curso é uma oportunidade de qualificação profissional e de inclusão no mundo do trabalho, pois o concluinte estará apto a desenvolver um modelo de negócios e gerenciá-lo. Entre os conhecimentos a serem adquiridos estão técnicas de negociação, controle de caixa, formação de preços e tributos relacionados a pequenos negócios.

O edital do processo seletivo está disponível no endereço https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/107/, onde é possível ainda acessar as retificações. Agora, além dos beneficiários do Auxílio Brasil, podem se inscrever na seleção os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – tanto o titular quanto seus dependentes. Os candidatos devem ter 18 anos de idade ou mais e ensino fundamental completo.

Conforme o edital, as inscrições ocorrem exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concurso (SGC) do IFRR, no endereço https://sgc.ifrr.edu.br/. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o cadastro com seus dados e anexar os seguintes documentos digitalizados: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e Certificado/Diploma, Histórico ou Declaração de conclusão do ensino fundamental. Também precisa anexar o Comprovante de Cadastramento no CadÚnico, que pode ser emitido no link https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

Os interessados que não possuem equipamento com acesso à internet podem se dirigir ao posto de inscrição montado no CBVZO, localizado na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão). Ele vai funcionar do dia 14 ao dia 18, das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 20h às 22h. É necessário usar máscara e respeitar as medidas de distanciamento social, em virtude da pandemia.

Já a seleção será feita mediante sorteio eletrônico. O curso é presencial com carga horária de 160 horas, divididas em oito semanas, com aulas de segunda a sexta-feira (4 horas diárias), havendo a opção de se inscrever para o turno vespertino (das 13h30 às 17h30) ou noturno (das 18h30 às 22h30). O candidato aprovado e devidamente matriculado receberá como auxílio R$ 3,25 por hora cursada, totalizando R$ 520 (correspondente às 160 horas do curso), para o custeio de transporte e alimentação. O valor total será dividido em duas parcelas de R$ 260, estando o recebimento condicionado ao registro da frequência mensal do estudante.

Por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) está prestando suporte à iniciativa, auxiliando na divulgação da seleção, considerando que o público-alvo do programa está em contato direto com os Centros de Referência e Assistência Social (Cras), coordenados pela PMBV.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail progredir@ifrr.edu.br.

14/2/2022
« Março 2024 »