População da zona oeste aproveita oportunidades de profissionalização oferecidas pelo IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/09/2016 15h00, última modificação 22/09/2016 13h43
A possibilidade de ter acesso a cursos de uma instituição federal mais perto de casa foi um dos grandes atrativos da capacitação, que teve mais de 60 candidatos inscritos
População da zona oeste aproveita oportunidades  de profissionalização oferecidas pelo IFRR

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a trabalhar com processos administrativos de empresa, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas

A noite desta terça-feira, dia 20, foi o pontapé inicial em novas perspectivas profissionais para vários moradores da zona oeste de Boa Vista, que buscam melhoria de vida na cidade. Eles participaram da aula inaugural do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Auxiliar Administrativo, promovido pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), na escola estadual Elza Brevez, no Conjunto Cidadão.

A estudante Gilcelia Romero da Silva, moradora do bairro Santa Luzia, atualmente faz estágio do curso Técnico em Serviços Públicos do próprio campus, mas, mesmo terminando uma formação técnica, disse que fez questão de tentar uma vaga para fazer mais esse curso pela certeza de que será um reforço no currículo dela e um diferencial para o mercado de trabalho que a cada dia está mais exigente.

 “Sempre tive vontade de fazer alguma capacitação nessa área porque sei que poderá me dar mais oportunidades de emprego no mercado local. Como conheço a estrutura oferecida pelo IFRR, resolvi me inscrever e tentar uma vaga, até porque não é sempre que temos a possibilidade de nos capacitar mais perto de casa. Sei que, depois de concluí-lo, estarei muito mais preparada para concorrer com outros profissionais e com grandes chances de ter melhores oportunidades, que é o que todos nós queremos”, declarou.

Valdenio André Patrício, morador do bairro Senador Hélio Campos, está desempregado atualmente, mas diz que tem muita esperança em mudar de realidade em breve com a ajuda dessa capacitação. “Estou sempre buscando me preparar melhor para o mercado de trabalho porque sei que nem sempre a experiência prática é suficiente. Precisamos de mais títulos, e esse curso, em uma instituição séria como o IFRR, nos credencia para concorrer às melhores vagas de trabalho oferecidas no mercado”, relatou, dizendo estar animado com a possibilidade de estudar perto de casa em uma instituição como o IFRR e cheio de expectativas depois da aula inaugural, quando pôde conhecer o corpo técnico e a estrutura do curso.

O curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar Administrativo do CBVZO teve início na mesma noite da aula inaugural, que contou com a presença do diretor de Ensino, professor Admilson Rodrigues de Carvalho, e da coordenadora de Extensão, professora Sandra Grützmacher. Além de dar as boas-vindas à turma, composta por 30 alunos, que foram selecionados por meio de edital de processo seletivo, os gestores apresentaram toda a programação e mostraram como será o funcionamento do curso.

Segundo a professora Sandra, um dos principais objetivos da capacitação é proporcionar quanto antes aos alunos a possibilidade de atuarem em condições de vivenciar a relação com o mundo do trabalho, assim como ocorre nos cursos técnicos promovidos pelo campus. “Hoje esse evento foi organizado com a ajuda dos alunos do curso Técnico em Serviços Públicos, que ficaram responsáveis pelo cerimonial da aula inaugural. A exemplo deles, vocês também serão preparados para enfrentar situações reais no mercado de trabalho que irá recebê-los”, explicou.

O diretor de Ensino, Admilson Carvalho, garantiu que, apesar de o CBVZO ainda não estar funcionando da sede própria, tendo que usar a estrutura da escola estadual Elza Breves, o compromisso da unidade continua o mesmo: a qualidade de ensino oferecido para todos os alunos. “Independentemente do local em que estamos trabalhando, toda a equipe do CBVZO é capacitada e motivada para oferecer o melhor ensino a todos aqueles que buscam os serviços do instituto”, afirmou.

A aula inaugural teve na programação também a palestra “Principais competências comportamentais para profissionais de apoio à gestão”, ministrada pela psicóloga Andressa Tavares, que abordou, entre outros fatores, a importância de aliar a capacidade técnica à inteligência emocional. “Temos que aprender a reconhecer nossas competências e emoções e trabalhar com elas a nosso favor e a favor do outro. Colocar-nos sempre no lugar do outro contribui muito para o ambiente e o crescimento profissional”, destacou.

CURSO – O curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar Administrativo do CBVZO terá carga horária de 160 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, no horário das 19h às 22h10, com data de encerramento programada para o dia 6 de dezembro de 2016.

Ao final da capacitação, os participantes estarão aptos a trabalhar com processos administrativos de empresa, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

 

SHENEVILLE ARAÚJO

Fotos: Gildo Jr

CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste

21/9/16

 

 

 

« Maio 2024 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
  

 

inscreva_se aqui 2017_1