Fórum de Integração do IFRR ocorre nesta semana

por Rebeca publicado 26/11/2019 16h21, última modificação 26/11/2019 16h21
O 8º Forint vai discutir inclusão socioeconômica e desenvolvimento sustentável dias 28 e 29, no CBVZO.

A oitava edição do Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint) será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no Campus Boa Vista Zona Oeste, em Boa Vista, com solenidade de abertura às 10 horas. O credenciamento será das 8h às 9h, seguido de apresentações dos projetos culturais desenvolvidos pelos Campi Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado Bonfim.

Nesta edição, o tema é “IFRR: Ciência, Tecnologia e Inovação no Fomento da Inclusão Socioeconômica e do Desenvolvimento Sustentável”. Considerado o maior evento técnico-científico do Instituto Federal de Roraima e promovido a cada ano por um campus com o apoio dos demais e da Reitoria, o Forint é um espaço de divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo do ano por estudantes e servidores.

Além dos trabalhos resultantes dos programas e dos projetos desenvolvidos pelos Campi Amajari (CAM), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Avançado Bonfim (CAB) e Novo Paraíso (CNP), pesquisadores de instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e do Campus do IFAM de São Gabriel da Cachoeira, também participam. Em torno de 250 trabalhos foram inscritos. Confira a programação aqui.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do 8º Forint, Mariana Silva, eventos científicos e culturais têm como finalidade reunir profissionais, estudantes e comunidade para a troca de informações de interesse comum. “É a oportunidade de nos aproximarmos da comunidade para mostrar o que o IFRR está produzindo em termos de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Segundo Mariana, o evento ainda vai possibilitar a troca de experiências entre os participantes de todas as cinco unidades do IFRR, garantindo espaço de divulgação de trabalhos, e ao final terá a produção de anais dos trabalhos científicos que serão apresentados em forma de pôster.  A programação conta com palestras, minicursos, oficinas e programação cultural.

No primeiro dia, 28, logo após a solenidade de abertura, das 10h30 às 12h, ocorre a primeira palestra sobre “Tecnologias sociais sustentáveis voltadas para o desenvolvimento regional na Amazônia”, com a psicóloga Denise Machado Duran Gutierrez, mestre em Psicologia e doutora em Saúde da Mulher e da Criança. A psicóloga fará a segunda palestra na parte da noite, das 19h30 às 20h30, sobre “Tecnologias sociais: Potenciais e Limites para inclusão social no Cenário atual”.

Denise é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Exerce o cargo de coordenadora de Tecnologia Social no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/Manaus), onde atua desenvolvendo projetos de inclusão social por meio da socialização do conhecimento científico. É autora de quatro livros na área da inferface família-saúde- educação, bem como de diversos artigos com os temas suicídio entre idosos, relações de gênero e saúde, relações familiares e saúde, cuidados da saúde na família.

OFICINAS – Nos dois dias de eventos, as oficinas a serem realizadas são “Criação de modelo de negócios com foco no impacto social: uso da ferramenta Canvas”; “Comunicabilidade: desenvolvendo uma boa comunicação e expressão mais assertiva”; e “Valorização da flora Local através da educação ambiental”.

MINICURSOS – Entre os temas dos minicursos estão os seguintes: técnicas, produção e consumo de batata doce; energia solar: eficiência em energia limpa/implementação modular: placas solares; propriedade intelectual; artesanato sustentável: reaproveitamento de tecidos; fotografia com dispositivos móveis; educação antirracista em contexto amazônico.

Tanto para os minicursos quanto para as oficinas, o prazo de inscrição já terminou. Quem quiser participar das palestras e da apresentação de trabalhos ainda poderá, mas, devido ao encerramento das inscrições, não receberá certificação.

 

Rebeca Lopes
Ascom/IFRR
26/11/19
« Novembro 2022 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
  

 

inscreva_se aqui 2017_1