PROFESSOR DESTAQUE 2019.1 – Docentes do CBVZO recebem homenagem por melhores práticas pedagógicas

por Rebeca publicado 18/07/2019 16h25, última modificação 22/07/2019 20h46
Seis docentes do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima receberam, nesta quarta-feira, 17, no encerramento do X Encontro Pedagógico da unidade, a homenagem do projeto Professor Destaque 2019.1, que está na primeira edição. O reconhecimento foi dado pela melhor prática pedagógica desenvolvida na unidade de ensino.

Seis docentes do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima receberam, nesta quarta-feira, 17, no encerramento do X Encontro Pedagógico da unidade, a homenagem do projeto Professor Destaque 2019.1, que está na primeira edição. O reconhecimento foi dado pela melhor prática pedagógica desenvolvida na unidade de ensino.

A escolha ocorreu em duas categorias: a primeira foi a de cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio. Nessa categoria, os professores homenageados foram Elida Maria Rodrigues Bonifácio (1ª colocação), Mariana da Silva Souza (2ª colocada) e Pedro dos Santos Panero (3º colocado).

A segunda categoria foi a de cursos técnicos na forma subsequente ao ensino médio, sendo homenageados os professores Hudson do Vale de Oliveira (1ª colocação); Caio Felipe Fonseca do Nascimento (2º lugar); e Jaiandra da Silva Guimarães (3ª colocação). Todos receberam certificado de reconhecimento.

O Projeto Professor Destaque é uma ação de reconhecimento das melhores práticas docentes desenvolvidas, por nível e forma de ensino, durante o período letivo. A avaliação periódica foi feita pelos estudantes e pelos seguintes setores: Departamento de Ensino; Coordenações de Cursos; Setor Pedagógico; Coordenação de Pesquisa e Extensão; e Coordenação de Estágio.

Para o professor Hudson do Vale, ser homenageado representou uma grande alegria. “Significa que estou no caminho certo para atender às demandas da minha instituição e, mais especificamente, do nosso público, nossos alunos. Não se trata simplesmente de ficar em primeiro lugar. Trata-se de se preocupar com o processo educacional em todas as suas nuances”, disse.

O reconhecimento também foi comentado pela professora Élida Bonifácio. “Ser homenageada como docente destaque é uma forma de receber o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com amor, dedicação e responsabilidade e me sinto genuinamente honrada. Compartilho a homenagem com todos os colegas docentes que não medem esforços para realizarem suas práticas docentes diuturnamente, com o mesmo afinco, dando o melhor de si e contribuindo para transformações de âmbito social, político, econômico, intelectual e pessoal de todos os envolvidos no processo educacional. Gratidão à família CBVZO”,  comemorou.

Professores Élida Bonifácio e Hudson do Vale

De acordo com a coordenadora do projeto, pedagoga Francimeire Sales de Souza, a apuração do Professor Destaque considera quatro dimensões, sendo que a do ensino representa 55% da avaliação. Esse item quem avalia é o Setor Pedagógico, a Coordenação de Estágio e os estudantes. As demais dimensões são pesquisa (9%), extensão (9%) e administrativa (27%) – avaliada pelo Departamento de Ensino e pela Coordenação de Cursos.

Francimeire disse que a dimensão ensino engloba os aspectos pedagógicos de planejamento das aulas, oferta de reforço/nivelamento escolar, avaliação, desempenho acadêmico das turmas em que o docente atua, atuação em orientação de estágio e a avaliação dos discentes sobre a condução das disciplinas.

As dimensões pesquisa e extensão tratam do envolvimento nas respectivas áreas, e a dimensão administrativa envolve as questões de ordem funcional e cartorial. Segundo Francimeire, a coordenação do processo é realizada pela equipe técnico-pedagógica. “O reconhecimento formal por meio do projeto enaltece boas práticas que contribuem para a qualidade do ensino no IFRR”, disse.

 

Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação
Ascom/Reitoria
18/7/19
« Agosto 2020 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
  

 

inscreva_se aqui 2017_1