8.º FORINT – Projeto pretende utilizar banner na confecção de ecobags

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/11/2019 20h10, última modificação 03/12/2019 19h33

O reaproveitamento de material para a confecção de novos produtos já é realidade na comunidade acadêmica do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Desde 2018, por meio do Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova-RR) e do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão (PBaex), são desenvolvidos projetos nessa área.

Iniciou-se a prática em 2018 com o projeto de customização de roupas e adereços, e a compra de três máquinas de costura para serem utilizadas nas atividades. Várias oficinas foram realizadas ao longo desse período, e as técnicas repassadas com muito primor às comunidades interna e externa. Neste ano, por meio do Inova, com o projeto “A arte de empreender”, coordenado pela professora Elaine Ramires, foi feita a reutilização de retalhos doados por costureiras.

No projeto “A arte de empreender” foi feita a reutilização de retalhos doados por costureiras

As professoras do CBVZO Bárbara Morais, Véritha Pessoa e Fernanda Casal fazem parte dessas iniciativas e já planejam o próximo desafio para 2020: a utilização de banner para a confecção de ecobags. Elas não perderam tempo. Começaram a recolher material durante o 8º Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), que termina nesta sexta-feira, 29.

Com mais de 260 trabalhos expostos no fórum em formato de banner, foi disponibilizado um local para a entrega do material por quem não iria mais utilizá-lo. “A ideia de fazer as bolsas surgiu durante a execução de projetos desenvolvidos por meio do Inova e do Pbaex. Deu muito certo e vamos dar continuidade. Queremos reaproveitar os banners que eram jogados, que ficavam guardados em casa e que, para muitas pessoas, se tornam até um entulho. Então, é um projeto que a gente vai executar ano que vem, mas que precisará de maquinário necessário”, disse Fernanda.

Produtos confeccionados por alunas do projeto

O destino dos produtos resultantes da utilização dos banners será definido com a Coordenação de Extensão do CBVZO, mas a ideia é que se tornem materiais promocionais a serem distribuídos nos eventos institucionais que ocorrem durante o ano, como o IF Comunidade e a Semei.

OFICINA – Durante o Forint foi realizada a oficina “Artesanato sustentável: reaproveitamento de tecido”, com a participação de alunos, pessoas da comunidade local e servidores de vários campi. Os participantes fizeram flores de crochê, bordados e flores de retalho, que serviram para enfeitar bolsas e agregar valor a este produto.

Oficina realizada no Forint usa costura e crochê para customização de bolsas

Várias bolsas de eventos passados do próprio IFRR que estavam sem serventia foram customizadas com flores de crochê e de tecidos. Os interessados em doar banner, ou até mesmo bolsas de eventos que já não utilizem mais, podem fazer contato pelo número (95) 99130-1071 ou pelo e-mail cex.cbvzo@ifrr.edu.br.

 

 

Rebeca Lopes
Fotos: Nenzinho Soares
Ascom/IFRR
29/11/19
 
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
  

 

inscreva_se aqui 2017_1