Grupo do CBVZO promove ações de arte e jardinagem na Associação Anjos de Luz

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 12/11/2021 20h40, última modificação 12/11/2021 20h40
As ações são parte de um projeto de extensão do Campus Boa Vista Zona Oeste, que envolve servidores e estudantes da unidade de ensino do IFRR
Grupo do CBVZO promove ações   de arte e jardinagem na Associação Anjos de Luz

As primeiras atividades desenvolvidas foram para recuperação da fachada da Associação Anjos de Luz e parte da estrutura interna. As próximas serão na parte de jardinagem.

 

Na próxima terça-feira, dia 17, integrantes do projeto de extensão do CBVZO “Cultivando o bem-estar: o poder transformador da arte e da jardinagem na vida das

pessoas com deficiência” vão dar continuação às ações programadas para a Associação Anjos de Luz, que atende pessoas com deficiência em Roraima.

Para esse dia está prevista a preparação da estrutura para o trabalho de paisagismo que deverá ser desenvolvido no local. E, na quinta-feira, dia 19, o grupo do CBVZO voltará para dar início ao plantio das mudas para a jardinagem.

Antes do trabalho com as plantas, os integrantes do projeto, com acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e participantes do Coletivo Plac, estiveram na associação para o trabalho de recuperação do muro e de parte da estrutura interna do local, com a realização de reparos e pintura.

Segundo a coordenadora do projeto, Aline Lima, as ações que vêm sendo desenvolvidas na entidade visam promover o bem-estar dos usuários da Associação Grupo de Mães Anjos de Luz por meio da arte e da jardinocultura.

“Essa iniciativa surgiu a partir da experiência vivenciada por uma das integrantes da equipe de trabalho como representante da sociedade civil organizada no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Roraima, a qual  apresentou as demandas dos dirigentes da associação, e nós concordamos em desenvolver ações que pudessem contribuir para a autoprodução humana e autossuperação, na entidade, com as pessoas atendidas por ela, por meio da arte e da jardinagem”, relatou Aline.

Entre as ações previstas no projeto de extensão do CBVZO estão a melhoria da identidade visual da entidade e a implantação de um jardim na área externa da associação, em conjunto com os usuários e os voluntários. 

“Dentro das limitações de cada um, os usuários e os familiares serão motivados a participar de todo o processo de construção e ensinados a realizar os cuidados para manutenção do jardim”, explicou a coordenadora.

Ela esclareceu ainda que, para além da identidade visual e da visibilidade da associação, espera-se que todo o processo de criação artística e de jardinagem seja impulsionador de significados na educação das pessoas com deficiência, com foco na autoprodução humana e na autossuperação.

“Entendemos que a promoção de um ambiente harmonioso, acolhedor e alegre, por meio do contato com as plantas e a interação com a arte, amplia os sentimentos de bem-estar subjetivo e pertencimento, o que gera inúmeros outros benefícios aos atendidos”, comentou.

AGMAL - A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz é uma entidade sem fins lucrativos nascida em 2008, localizada no município de Boa Vista, e atende aproximadamente 15.000 famílias do estado de Roraima, por meio da aproximação, cooperação e integração dos pais das pessoas com deficiência para que tenham uma vida digna com saúde, lazer e integração à sociedade. 





« Novembro 2022 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
  

 

inscreva_se aqui 2017_1