Quase 50 alunos do Campus Amajari participam do V Forint

por Rebeca publicado 30/11/2016 19h08, última modificação 30/11/2016 19h08
Nesta 5ª edição do Fórum de Integração do Instituto Federal de Roraima, o Campus Amajari, no norte de Roraima, conseguiu garantir a participação de 48 alunos do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao todo, foram 35 discentes envolvidos com projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos durante o ano de 2016.

No total, o evento teve inscritos 250 trabalhos em formato de palestras, oficinas, mesas-redondas, salas temáticas, apresentações de pôsteres, exposições tecnológicas e apresentações culturais. Desses, 180 foram pôsteres, que passaram por avaliação.

Um dos pôsteres foi o dos alunos do Campus Amajari Leandro Rodrigues de Souza e Fred da Silva Santos, que apresentaram o projeto sobre “Implantação e desenvolvimento da horta escolar na creche Pedro Henrique Albuquerque Mariano”, sede do Município de Amajari.

O objetivo do projeto foi repassar para as crianças da creche a forma de produzir e consumir alimentos sem o uso do agrotóxico, buscando, assim, desenvolver nelas o espírito ético com relação à produção e ao consumo saudável dos alimentos. Mais de 50 crianças de três turmas foram envolvidas no projeto.

A apresentação do resultado do trabalho garantiu aos alunos a oportunidade de interagir com outros estudantes, de conhecer a realidade de outros campi, de ver o que está sendo pesquisado, mas também de participar de uma experiência nova. “Foi muito bom. Pela primeira vez eu participo do Fórum de Integração e também é a primeira vez que eu apresento um trabalho fora da escola. Com certeza me ajudou muito”, disse Leandro.

O objetivo do V Forint foi justamente promover um espaço integrador de conhecimentos e saberes, possibilitando a discussão sobre o sentido da educação profissional, científica e tecnológica oferecida nos diferentes níveis e modalidades, bem como sobre o processo de construção indenitária no IFRR.

Os coordenadores do Campus Amajari das áreas de Pesquisa (Copesq), Marina Keiko, e de Extensão (Codex), Evaldo Pulcinelli, destacaram que o evento cumpriu seu papel de integração no sentido de os campi trocarem ideias, saberes e conhecerem o que outros campi estão produzindo.

Marina comentou que foi uma oportunidade de debater assuntos administrativos relacionados à atual conjuntura do País, a qual vai exigir que os gestores façam mais com menos recursos disponíveis. “É um problema de todos, e colocar em pauta como poderemos trabalhar em consonância diante dessa realidade foi muito importante”, frisou.

Rebeca Lopes

Assessoria Forint