E-book sobre estudantes indígenas é lançado no IFRR com evento

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 22/07/2022 23h21, última modificação 22/07/2022 23h21
Lançamento será realizado no CBVZO, nesta terça-feira, 26

Ocorre, na próxima terça-feira, 26, o lançamento do e-book O ensino médio dos Macuxi no IFRR: narrativas analíticas de um professor, de autoria do professor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Marcos Oliveira. O evento será realizado no auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), localizado na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão). Terá início às 20 horas e é aberto ao público.

Segundo Oliveira, o e-book é uma adaptação de sua tese de doutorado, defendida na Universidade de São Paulo (USP). “É um estudo que demorou quatro anos para ser feito e mais dois para a publicação pela editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O e-book é público: qualquer pessoa pode baixar e ler”, disse.

Ainda conforme o professor, o trabalho foi muito gratificante. “Fiquei muito feliz com o resultado. O trabalho visa entender o movimento que os estudantes macuxi fazem em direção ao Campus Amajari (CAM), onde trabalhei como professor de História de 2015 a 2020. Foi uma experiência muito importante, pois, convivendo com um número grande de estudantes indígenas, entrei em contato com as comunidades indígenas, com as lideranças, com os tuxauas, com os pais de estudantes, o que foi possível compreender um pouco a complexidade que é o CAM e a presença de estudantes indígenas em instituições que não são indígenas, como é o caso do IFRR”, contou.

Participa do lançamento do livro a diretora-geral do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, que vai contar sua experiência como mulher indígena à frente de um dos campi do IFRR e os desafios enfrentados durante a gestão. Ela iniciou a carreira como professora EBTT no Campus Amajari em 2014, porém atua no magistério desde 1996. Além do cargo de docente, assumiu a Coordenação do Programa Mulheres Mil/Pronatec na unidade de ensino e participou de diversas comissões internas. Em 2016, exerceu a função de diretora de Ensino, na qual permaneceu até ser eleita como diretora-geral do CAM em 2020.

Participam também do evento o grupo de dança Parixara, da Organização dos Indígenas da Cidade, e o professor de música do CAM Lucas Lima, com uma apresentação musical.

O ebook O ensino médio dos Macuxi no IFRR: narrativas analíticas de um professor está disponível para download aqui.

22/07/22

inscreva_se aqui 2017_1