Nota de Agradecimento da CPA pelas contribuições recebidas no processo de autoavaliação institucional

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 24/11/2020 19h23, última modificação 24/11/2020 19h23

A Comissão Própria de Avaliação vem a público agradecer as contribuições recebidas no Instrumento de Autoavaliação Institucional 2020. Além disso, informa que, durante o ciclo de três anos, obteve os seguintes índices de contribuições: em 2018, recebeu 1.860 contribuições; em 2019, quase o dobro da estimativa, tendo como respondentes 2.465 pessoas; e, neste ano, contando com o empenho dos gestores, dos estudantes, dos coordenadores das comissões locais e dos servidores em geral, alcançou 1.957 contribuições.  Com isso, manteve a média de contribuições por categoria, com 249 técnicos administrativos, 340 professores e 1.368 estudantes.

De acordo com a CPA, neste ano atípico, a comissão alcançou o índice esperado após prorrogar os prazos das contribuições. Desse modo, houve também a necessidade de ampliar os prazos para a realização das etapas posteriores a esse processo (sistematização dos dados, análise quantitativa e qualitativa e construção das justificativas), as quais se transformarão e darão vida ao relatório.

Segundo a presidente da comissão, o relatório a ser publicado no ano que vem tem uma característica diferente: será integral, compreendendo o triênio 2018-2020. Deverá demonstrar, por meio das análises, a evolução das questões trabalhadas ao longo destes três anos e, dessa forma, tem como objetivo também analisar a evolução institucional acerca do que foi alcançado, de acordo com o planejado institucionalmente.

Esta semana, a CPA iniciou a sistematização dos dados e, até março de 2021, concluirá o relatório para publicá-lo na data estimada.  O resultado da avaliação será entregue ao Ministério da Educação (MEC) e divulgado no portal institucional, em forma de relatório. As considerações constantes no documento deverão ser utilizadas para aprimorar o desempenho de todo o IFRR.

CPA – É um órgão colegiado que tem como atribuição avaliar o IFRR e diagnosticar os possíveis pontos fracos, medianos e fortes e, com base nessa pesquisa, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, objetivando uma educação de excelência. Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa.

AUTOAVALIAÇÃO – É uma exigência da Lei 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A consulta interna é o primeiro passo do processo, conduzido e acompanhado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

Comissão Própria de Avaliação/CPA/IFRR