CBVZO – Em cerimônia de posse, diretor-geral fala de acolhimento de servidores e alunos no período pós-pandemia

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 26/01/2021 17h30, última modificação 26/01/2021 17h56
Cerimônia foi realizada de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pelo Youtube

Foi realizada nesta terça-feira, 26, o ato solene de posse do diretor-geral eleito para o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO-IFRR) para o quadriênio 2021-2024. O professor Isaac Sutil da Silva foi eleito com 59,23% dos votos, no último processo de escolha de dirigentes do Instituto Federal de Roraima. A solenidade ocorreu de forma híbrida, na presença de convidados restritos no âmbito do CBVZO, mas com transmissão ao vivo no canal oficial do campus no YouTube. Para assistir à gravação da posse, clique aqui.

Cerimônia de posse teve público restrito e cumpriu protocolos de distanciamento social

A cerimônia contou com apresentações culturais, uma delas pelo estudante do curso de Administração subsequente ao ensino médio, Kevin Mateus. Após uma apresentação do histórico do campus e do processo de eleição realizado em setembro de 2020, foi iniciada a solenidade.

No ato de posse do diretor-geral, a professora Maria Aparecida Medeiros, que dirigiu o CBVZO nos períodos de 2012 a 2017 e após o primeiro processo de eleição do campus, no biênio 2018-2020, falou sobre seu tempo de gestão na instituição. “O CBVZO foi um filho para mim, que peguei no colo, com uma equipe maravilhosa junto, ele se tornou forte, cresceu, se desenvolveu [...] e agora chegou o momento de passá-lo a outras mãos, e que bom fazer isso com uma pessoa comprometida com a instituição, como o professor Isaac”, revelou. Para Aparecida, a unidade tem feito a diferença na vida de muitas pessoas da comunidade no entorno, e que a nova gestão continuará o trabalho exercido nos últimos anos.

A frente do CBVZO desde 2012, professora Aparecida Medeiros falou de seu sentimento pela instituição

Em seu primeiro discurso como diretor-geral, Isaac mencionou o maior objetivo da gestão, que é o fortalecimento da Rede Federal. Ele agradeceu aos servidores e estudantes que lhe confiaram a gestão do campus. “Entendo que a melhor maneira, para que eu seja merecedor da confiança a mim concedida, será trabalhar permanentemente junto com todos os servidores do CBVZO para fortalecer contribuir com o crescimento de nossa instituição [...] estou ciente dos desafios que temos a encarar pela frente, de diversas ordens, sejam elas orçamentárias, de recursos humanos ou de ordem estrutural, e desafios relacionados à pandemia, que nos encaminhou a nos reinventar enquanto instituição, enquanto profissionais, estudantes e família”, afirmou.

Para Isaac os desafios impostos pela pandemia da COVID-19, transformaram as pessoas. “Passamos por experiências jamais imaginadas, é preciso uma reflexão para acolher estudantes, servidores, e famílias diferentes do que eram antes”, avaliou.

Isaac Sutil, eleito como diretor-geral do CBVZO para o quadriênio 2021-2024, é empossado

Segundo o diretor-geral, o CBVZO é uma unidade jovem, mas que ao longo de sua trajetória tem mostrado sua relevância na formação de cidadãos capacitados de forma holística e diversificada, sendo acessível à comunidade, especialmente à comunidade periférica da nossa cidade. “Falo com muito orgulho: somos uma instituição federal periférica, estamos aqui para diversas missões, e entre tantas missões a de favorecer e contribuir com a democratização do acesso a um ensino de qualidade”, afirmou.

Reitora Nilra Jane Filgueira fala dos desafios impostos ao CBVZO
Reitora Nilra Jane Filgueira fala dos desafios impostos ao CBVZO em razão de sua localização geográfica

A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, também eleita no último processo de escolha de dirigentes, em seu pronunciamento ressaltou o fortalecimento da rede federal. “O Campus Boa Vista Zona Oeste é uma possibilidade real de fazer a diferença, uma vez que nossa cidade, por questões geográficas e fatores diversos, teve um maior crescimento para a zona oeste, concentrando 75% da população, e a oferta de serviços não acompanhou o crescimento populacional [...] Os desafios são grandes, pois precisamos estar alinhados ao setores produtivos e atender as perspectivas econômicas da nossa cidade, e do entorno do CBVZO. Devemos fazer estudos para implementação de novos cursos que venham ao encontro desses arranjos e possam atender de forma prioritária às demandas dos setores e possam contribuir com a empregabilidade dos nossos egressos”, disse.

Reitora e Diretores dos campi eleitos no último processo de escolha de dirigentes
Reitora e Diretores-gerais dos campi eleitos no último processo de escolha de dirigentes

Nilra Jane frisou que nesses próximos quatro anos é preciso lutar pela melhoria constante do ensino no IFRR, intensificar as ações de pesquisa, extensão, inovação da instituição. “Reafirmo o meu comprometimento em apoiar o trabalho dos diretores dos campi, pois somos uma só unidade, que devemos caminhar juntos em qualquer situação [...] não tenho dúvidas do potencial da nossa equipe, e que driblando todas as adversidades vamos cumprir o que foi apresentado no nosso plano de trabalho. Vamos juntos como um só IFRR, de forma colaborativa”, concluiu.

Diretor-geral - Isaac tem 36 anos, e é natural do Paraná.  Graduado em Biologia, tem especialização em Educação Técnica Integrada ao Ensino e é Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Servidor do IFRR desde 2012, foi professor no Campus Novo Paraíso (CNP), onde permaneceu até 2015, ano em que foi removido para a capital por meio de processo de remoção. No CBVZO, exerceu a função de diretor do Departamento de Ensino e coordenador do curso Técnico em Serviços Públicos.

Ascom/Reitoria
Bruna Castelo Branco