CEUA

por Cleber Medeiros Silva publicado 16/05/2023 20h25, última modificação 16/05/2023 20h30
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFRR é responsável por garantir o bem-estar dos animais utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição. Nossa missão é assegurar o rigor científico, ética e respeito aos princípios de bem-estar animal. A CEUA atua em conformidade com a legislação e diretrizes nacionais, promovendo um ambiente acadêmico responsável e comprometido com a proteção animal. Com uma equipe multidisciplinar, analisamos os projetos, buscamos alternativas ao uso de animais, reduzimos seu número e refinamos as técnicas utilizadas. Nosso site oferece informações sobre submissão de projetos, normas éticas, composição do comitê e recursos úteis. Convidamos você a conhecer nosso trabalho e colaborar para uma cultura acadêmica baseada no respeito e responsabilidade para com os animais. Juntos, podemos promover o avanço do conhecimento científico de forma ética e sustentável.

Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

Bem-vindo ao site da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A CEUA é uma instância colegiada, multidisciplinar e independente, responsável por garantir o bem-estar dos animais utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão em nossa instituição.

Nossa missão é assegurar que todas as atividades envolvendo animais sejam realizadas com rigor científico, ética e respeito aos princípios de bem-estar animal. A CEUA atua em conformidade com a legislação nacional vigente e as diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), contribuindo para a promoção de um ambiente acadêmico responsável e comprometido com a proteção animal.

Nosso comitê é composto por profissionais de diversas áreas, como biologia, medicina veterinária, ciências agrárias, entre outras, além de representantes da sociedade civil. Essa composição multidisciplinar nos permite avaliar criteriosamente os projetos de pesquisa e ensino que envolvem animais, considerando não apenas a relevância científica, mas também a integridade e o respeito aos animais envolvidos.

A CEUA do IFRR tem como princípios fundamentais a busca por alternativas ao uso de animais, a redução do número de animais utilizados, o refinamento das técnicas empregadas e o respeito à dignidade animal. Para garantir o cumprimento desses princípios, realizamos análises minuciosas dos projetos submetidos, promovemos capacitação constante de pesquisadores e docentes, e realizamos auditorias periódicas nos procedimentos adotados.

Em nosso site, você encontrará informações sobre os procedimentos para submissão de projetos à CEUA, as normas éticas a serem seguidas, a composição atual do comitê, além de documentos e recursos úteis relacionados à ética no uso de animais. Estamos comprometidos em fornecer orientações claras e transparentes para que todos os envolvidos em atividades acadêmicas possam atuar de acordo com os princípios éticos.

A CEUA do IFRR convida você a conhecer mais sobre nosso trabalho e a colaborar conosco para a construção de uma cultura acadêmica baseada no respeito e na responsabilidade para com os animais. Juntos, podemos promover o avanço do conhecimento científico de forma ética e sustentável.

Contamos com a sua participação e apoio!

Atenciosamente,

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Atendimento: O atendimento para esclarecimento de dúvidas ocorrerá apenas por e-mail

Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA-IFRR: Rua Fernão Dias Paes Leme, nº 11 – Calungá
Boa Vista - RR / CEP: 69.303-220

E-mailceua@ifrr.edu.br

Equipe: