CBVZO – Projeto de extensão promove ensino de língua por meio da zumba

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 01/11/2022 17h13, última modificação 01/11/2022 17h13
Idealizado pela professora Viviane Dias, o projeto tem aulas conduzidas por estudantes do campus

O Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza, até 9 de dezembro, o Fitness no Zona, projeto de extensão idealizado pela professora de Língua Espanhola Viviane Dias e executado por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da unidade. No projeto, aulas de zumba são executadas ao som de músicas e ritmos latinos, como merengue, cumbia, salsa e reggaeton.

As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, no período matutino, das 10h às 12h, e às quintas e sextas-feiras, no período da tarde, das 13h30 às 15h30. Elas visam promover o ensino lúdico da língua espanhola por meio da dança e são oferecidas a todos os estudantes do CBVZO.  Para participar do projeto, o aluno precisa se inscrever, por meio do link de inscrição, até 4 de novembro.

 

Ministram as aulas quatro instrutores voluntários, entre eles a estudante Maria Eduarda Araujo, aluna do 3.º ano do curso Técnico em Comércio. Ela conta que a experiência tem sido muito gratificante. “Todos estão gostando, se dando bem. É uma ótima forma de unir os alunos para se divertirem e se exercitarem ao mesmo tempo”, disse.  Nas aulas são trabalhados diversos ritmos musicais voltados para zumba em espanhol. Os instrutores, auxiliados pela professora, fazem a seleção de músicas que serão trabalhadas e montam a coreografia.

 

Aulas de Zumba são ministradas por estudantes do CBVZO
Aulas de Zumba são ministradas por estudantes do CBVZO

 

Segundo a professora Viviane, um dos principais motivos que a levaram a desenvolver o projeto foram os vários ritmos latinos que compõem a base da zumba. “Isso torna a dança bastante atraente para o ensino da língua espanhola, uma vez que, sempre que trabalho músicas na sala de aula, os alunos se mostram bastante interessados, não só pelo ritmo como também pela cultura. A partir de então, decidi pôr em prática o projeto, com o intuito de proporcionar a eles aulas dinâmicas, com o ensino de cultura, aspectos lexicais, fonéticos, entre outros, como a motivação, o engajamento, a socialização e a prática dos movimentos corporais”, declarou.

 

Ascom/IFRR
Bruna Castelo Branco
31/10/22

 

« Fevereiro 2023 »
month-2
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4
  

 

inscreva_se aqui 2017_1