ProfEPT – Inscritos deverão encaminhar documentação no período de 6 a 12 de fevereiro

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/01/2021 20h05, última modificação 29/01/2021 22h29

Os candidatos inscritos para o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), turma 2020, deverão encaminhar a documentação pertinente ao novo modelo de avaliação definido pela Comissão Organizadora do Exame Nacional de Acesso (ENA), denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, no período de 6 a 12 de fevereiro.

Os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT.  Informações sobre os tipos de atividades pertinentes, pontuações, formato de envio, entre outras questões, podem ser conferidas na versão mais recente do edital do processo seletivo, mais especificamente no item 4, publicado no último dia 26.

Conforme a coordenação nacional do programa, vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a decisão para a mudança no formato da seleção ocorreu por conta do contexto da pandemia causa pela Covid-19, que ainda deve perdurar por tempo indeterminado, além da necessidade de dar continuidade ao programa, com o início de novas turmas. O anúncio do novo modelo foi comunicado oficialmente na página do programa, no dia 22. A informação também foi transmitida por meio do envio de e-mail aos candidatos. Posteriormente, no último dia 25, houve a apresentação de uma live, transmitida pelo Canal do IFES no YouTube (veja aqui).

Desde então, os candidatos que optaram em não participar mais do processo seletivo, puderam realizar o pedido de reembolso do valor da inscrição nos dias 27 e 28 de janeiro. Esse foi o mesmo período para mudança no tipo de concorrência, para aqueles candidatos que, exclusivamente, tenham saído ou entrado no quadro de servidores da Rede Federal durante esse tempo transcorrido.

Para acompanhar o andamento da seleção, os inscritos devem acessar a página de acompanhamento do candidato, disponível no site: https://profept.selecao.net.br/.

PROFEPT

O ProfEPT tem como objetivo qualificar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o público em geral, visando tanto à produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de novos produtos educacionais.

Atualmente o programa está presente em todos os estados do Brasil, por meio de 40 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O edital vigente contempla 913 vagas em todos os estados do País, sendo metade para servidores da Rede Federal e metade para comunidade em geral. Em Roraima serão 24 vagas, seguindo a fração citada.

No estado de Roraima o mestrado do ProfEPT está em sua primeira turma. Os alunos já passaram pelo processo de qualificação, e atualmente trabalham na realização de pesquisas e/ou elaboração dos produtos educacionais. Para acompanhar as notícias e outras informações do programa no IFRR, os interessados podem acessar o portal institucional, na página https://www.ifrr.edu.br/profept

Sofia Lampert
Banner: Coordenação Nacional do ProfEPT/IFES