Professores realizam estudo sobre o plano estadual de contingência contra a covid-19

por Virginia publicado 04/02/2021 20h30, última modificação 04/02/2021 20h29
O objetivo do estudo foi realizar uma análise crítica do Plano de Contingência de Roraima para enfrentamento da Covid-19, identificando suas principais limitações frente à magnitude do fenômeno da pandemia.

O artigo intitulado “Plano de contingência contra a Covid-19: análise crítica”, de autoria dos professores Aristides Sampaio Cavalcante Neto, doutorando em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP); Emanuel Araújo Bezerra, doutorando do programa PRONAT/UFRR; e Dra. Maria Amélia de Campos Oliveira, orientadora e professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), foi publicado na Revista Saúde e Meio Ambiente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A revista tem Qualis B2.

Como métodos da pesquisa estão o estudo de métodos mistos, tipo triangulação concomitante, que utilizou a análise de conteúdo de Bardin para análise dos dados qualitativos do Plano, e a estatística descritiva para os dados quantitativos de 249 boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau/RR). Os resultados apontam que mulheres e profissionais de saúde mostram-se os grupos vulneráveis mais afetados. “O plano vem sendo executado sob forte subordinação à esfera federal, com escassa referência à realidade local, não leva em conta a dimensão social do adoecimento, prioriza as ações hospitalares, em detrimento da abordagem coletiva, dando assim pouca ênfase aos grupos sociais mais vulneráveis”, disse Neto.
Os pesquisadores concluíram que o Plano de Contingência tem base tecnicista e não considera a participação e o controle social, o que resulta em limitações frente às populações mais vulneráveis.
Par ler o artigo na íntegra acesse o link a seguir:

CCS/Campus Boa Vista
04/02/21