Oficina capacitará professores para uso da plataforma Google Classroom

por Virginia publicado 28/01/2021 21h10, última modificação 28/01/2021 21h13

Nos dias 1.° e 8 de fevereiro, ocorrerá a Oficina de Capacitação da Plataforma Google Classroom, por meio da referida plataforma e no Google Meet. As inscrições devem ser realizadas no endereço: http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

O objetivo é capacitar 100 professores, das redes federal, estadual e municipal de ensino, para o uso da plataforma Google Classroom, apresentando as funcionalidades da plataforma, bem como promover atividades práticas de organização de uma sala virtual, na plataforma. Entre os conteúdos a serem serão abordados destacam-se: primeiros passos para criação da sala de aula; como criar avisos, tarefas, turmas; como fazer perguntas, passar tarefas; como personalizar a turma; e entendendo o código da turma.

O Google Classroom é uma sala de aula on-line do Google, em que alunos e professores podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância. Durante a pandemia, muitas instituições de ensino públicas e privadas fecharam e foram obrigadas a dar continuidade às aulas de forma on-line, recorrendo às diversas plataformas virtuais. Esta ferramenta é gratuita para seus usuários e pode ser acessada por um computador na versão web e/ou com aplicativos para Android e iPhone (i0S).

Segundo a coordenadora da oficina, a professora Ana Cláudia Oliveira Lopes, pretende-se oportunizar aos professores o acesso a novas ferramentas com vistas ao engajamento dos alunos enquanto perdurar os efeitos da pandemia da Covid-19. “Espera-se contribuir com o aprendizado dos professores por meio do uso da plataforma e de novas tecnologias para atender às demandas do ensino remoto. De modo que o participante possa apreender e se apropriar da ferramenta para seu uso cotidiano em tempos de pandemia”, disse.

Agenda:
Data: 1.° de Fevereiro