Inscrições de projetos para os programas institucionais de iniciação científica e tecnológica ocorrem de 16 a 23 de março

por Virginia publicado 11/03/2020 18h53, última modificação 11/03/2020 18h53

No período de 16 a 23 de março, ocorrem as inscrições para os três importantes programas institucionais de iniciação científica e tecnológica: Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict), ambos destinados aos estudantes do IFRR e regidos pelo Edital 01/2020/IFRR/Propesq, e Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada-Docente (Pipad), regido pelo Edital 02/2020/IFRR/Propesq  e destinado aos docentes do quadro efetivo da instituição.

Programas – Os programas têm como objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica, como instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos estudantes do IFRR, com o apoio de servidores do quadro efetivo. Além disso, visam contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ampliando o acesso e a integração do aluno à cultura científica, com o intuito de fortalecer a capacidade inovadora do País.

Esses programas também proporcionam ao estudante, sob a orientação de servidor, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimulam, a partir da curiosidade, o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade.

Recursos – Os dois programas de apoio à iniciação científica totalizam R$ 208.800,00 de investimentos, sendo R$ 134.400,00 no Pibict e R$ 74.400,00 no Pipad. Com exceção do Pivict, destinado a projetos voluntários, no Pibict e no Pipad são ofertadas bolsas no valor de R$ 400,00 para estudantes regularmente matriculados no ensino técnico e na graduação. Já no Pibict são ofertadas 42 bolsas, e no Pipad, que vai receber seis propostas de pesquisa, outras seis.

Todas as normas dos programas estão disponíveis nos links a seguir:

Link do Edital 01/2020 (Pibict e Pivict):

Link do Edital 02/2020 (Pipad):

CCS/Campus Boa Vista
11/3/2020